Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
Depois do triunfo sobre o V. Guimarães, o Benfica visita, na próxima jornada, o FC Barreirense.
05 outubro 2019, 16h44
Tomás Barroso
Entrou bem o V. Guimarães com um triplo de Malcolm Drumwright, mas respondeu rapidamente o Benfica através de Fábio Lima a empatar a partida (3-3). Jogo equilibrado nos primeiros 10 minutos, com a concentração e organização defensiva da formação de Carlos Fechas a permitir-lhe sair do 1.º quarto com uma vantagem de cinco pontos: 16-21.
No 2.º quarto, boa entrada dos encarnados, a responderem bem através de dois lançamentos consecutivos de três pontos de Micah Downs (22-26). Mais concentrado no lançamento, o Benfica foi-se aproximando no marcador e, a meio do 2.º quarto, a diferença era de apenas dois pontos (29-31).
O Vitória de Guimarães conseguiu, no entanto, distanciar-se nos últimos três minutos, segurando uma vantagem de sete pontos até ao intervalo (35-42).
Recomeço fortíssimo do Benfica na segunda parte a reduzir as distâncias no placard. Quando se caminhava para os últimos cinco minutos do 3.º quarto, entrada dura de Coreontae Deberry sobre Arnette Hallman. O camisola 22 dos encarnados reagiu e ambos foram sancionados com expulsão.
Numa segunda parte de grandes emoções, de um lado um Vitória de Guimarães não disposto a abdicar da vantagem, do outro um Benfica que não baixava os braços apesar do resultado no final do 3.º quarto: 56-61.
Nos derradeiros 10 minutos, os vimaranenses chegaram aos 10 pontos de vantagem (62-72). Uma distância confortável para os visitantes e que complicava cada vez mais as contas dos encarnados.
Em vez disso, estava à vista uma excelente recuperação e uma brilhante reviravolta na partida. Muito forte na defesa, o conjunto liderado por Carlos Lisboa lançou-se para a frente do marcador aos 74-72 – numa altura em que faltavam 2’10 para jogar – e segurou a vantagem até ao final (78-76).
Pontuaram para o Benfica: Fábio Lima (6), Eric Coleman (10), Arnette Hallman (1), Micah Downs (20), Gonçalo Delgado (2), Damian Hollis (9), Tomás Barroso (14), Toure' Murry (6), Betinho (6) e Rafael Lisboa (4).
Formação inicial do Benfica: Eric Coleman, Fábio Lima, Betinho, Arnette Hallman e Toure’ Murry.
Suplentes: Micah Dows, José Silva, Gonçalo Delgado, Tomás Barroso, Rafael Santos e Damian Hollis.
Carlos Lisboa (treinador do Benfica): “Isto foi uma lição para nós todos, a começar por mim também, que sou o líder da equipa. Tenho de assumir aquilo que é a minha responsabilidade. Independentemente de tudo o que se possa ter passado durante esta semana – jogadores que não treinaram porque estavam lesionados, da viagem que fizemos a Montenegro –, não é desculpa para ninguém. Tínhamos de ter entrado muito mais fortes, muito mais intensos, como acabámos o jogo. Eu sei que todos os meus jogadores respeitaram o adversário, mas eu costumo dizer que quem comanda o corpo é a cabeça. Só por esta parte final, merecemos vencer porque nunca virámos a cara à luta. Este Campeonato não é assim tão desequilibrado como as pessoas pensam, todas as equipas estão bem apetrechadas, jogam bom basquetebol. Nós tínhamos obrigação de ter feito melhor, mas fica a vitória, que é o mais importante.”
Tomás Barroso (capitão): “Foi uma vitória suada, do coração, que às vezes é preciso. É sinal que o temos e que está saudável. Mas temos de lutar desde o início, temos de entrar firmes, consistentes, concentrados, e não foi isso que aconteceu. O V. Guimarães galvanizou-se, e depois é difícil dar a volta a uma equipa com excelentes marcadores de pontos que ganha confiança. Felizmente temos a capacidade e a coesão de dar a volta ao resultado, e é isso que fica: o resultado e a lição.”
Na próxima jornada, a formação de Carlos Lisboa visita o FC Barreirense. A partida está marcada para as 18h00 do dia 12 de outubro (sábado), no Pavilhão Municipal Professor Luís de Carvalho.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024