Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Presidente do SL Benfica abordou diversos temas da atualidade do Clube.
27 setembro 2019, 23h14
Luís Filipe Vieira, Presidente do Benfica
“A Assembleia Geral de hoje do nosso Benfica é histórica. Histórica porque hoje celebramos finalmente a recuperação patrimonial do nosso Clube, depois de décadas a reconstruir aquilo que mais nos orgulha, o Clube do nosso coração! Aqueles que hoje aqui estão presentes poderão contar aos seus filhos e aos seus netos que estiveram neste pavilhão a celebrar a conquista de um campeonato diferente. O campeonato da credibilidade, da seriedade, do rigor e da estabilidade”, disse Luís Filipe Vieira na abertura do discurso.
“Os resultados, tanto desportivos, financeiros ou patrimoniais, só foram possíveis de alcançar porque definimos um rumo e uma estratégia e porque conseguimos ser fiéis a esse caminho. Não quero voltar a falar do passado, sobretudo dos erros do passado. Mas tenhamos claro que qualquer que seja o futuro, o passado deve estar sempre presente para não repetirmos os erros da má governação, do populismo e da mentira”, vincou o Presidente.
“Vamos ao que interessa com os olhos postos no futuro. A nossa solidez financeira é a primeira garantia de que ganharemos mais vezes, no futebol e em todas as modalidades, razão de ser e principal objetivo do Benfica”, garantiu.
“Permitam-me destacar que, pelo sexto ano consecutivo, apresentamos contas positivas e que, pela primeira vez desde 1997 e tal como prometi, conseguimos atingir a recuperação de capitais próprios positivos no Clube e na SAD. Os proveitos do Grupo SLB ultrapassaram os 300 milhões de euros e só nestes últimos quatro anos pagámos 250 milhões de euros de dívida aos bancos, tornando essas dividas bancárias residuais, o que nos torna totalmente livres e independentes na tomada de decisões”, lembrou Luís Filipe Vieira.
“Num ano em que, importa recordar, cumprimos a promessa de devolver a posse da Benfica Estádio e da BTV a 100 por cento ao Clube e aos Sócios. Já que falamos da Benfica Estádio, permitam-me partilhar convosco alguns dos projetos que estamos para lançar: para além do aumento do número de lugares, sobretudo pelos lugares de pé, vamos proceder à modernização de diversas áreas e equipamentos de que destacaria a substituição dos écrans gigantes”, revelou o líder benfiquista.
“Ainda ao nível patrimonial, terminámos a segunda fase de ampliação do nosso Benfica Futebol Campus. Mas quero partilhar convosco que temos já lançadas as bases da terceira fase que incluem a criação de mais campos e uma nova zona técnica que permita dar apoio sobretudo à nossa estratégia internacional. A que acresce a criação do novo Colégio Internacional e novo Hotel. Muitos projetos, mas todos com um único propósito: Ganhar! Ganhar. Ganhar cada vez mais e de forma constante sobretudo no futebol”, garantiu ainda Luís Filipe Vieira.
“De forma consistente fomos ganhando músculo e hoje temos resultados e títulos para apresentar. A nível nacional só nas últimas 10 épocas vencemos 17 títulos, os mesmos que os nossos rivais juntos. Nos últimos seis anos temos 13 títulos, cinco deles de campeão e os nossos rivais juntos venceram apenas oito títulos. Por isso, há já quem fale que quer recuperar a hegemonia: quando o reconhecimento do nosso trabalho vem dos nossos principais rivais, só nos resta agradecer e tudo fazer para continuarmos a ser dignos dessa justa homenagem”, referiu.
“Mesmo em termos europeus é bom recordar que somos um dos quatro clubes europeus com Real Madrid, Barcelona e Bayern que esteve, nestes últimos 10 anos, sempre presente na fase de grupos da Champions. Sempre! Nos nossos 16 anos de mandato, o Benfica qualificou-se 14 para a Champions, temos duas finais da Liga Europa e três quartos de final da Liga dos Campeões”, voltou a recordar o Presidente.
“Mas, tal como a nível nacional primeiro tivemos de lançar as sementes, também a nível internacional é fundamental desenvolver uma estratégia racional, tendo em conta a diferença de orçamentos face aos principais clubes do mundo. Esta estratégia não pode pôr em causa o trabalho desenvolvido ao longo destes anos, de devolver o Benfica aos Benfiquistas e de crescer de forma sustentada. Essa é a razão da aposta na formação, na criação de uma escola de jogadores de excelência com o ADN do Benfica”, fez notar o líder máximo das águias.
“Hoje temos uma das melhores, senão a melhor escola de formação do mundo. O Benfica é caso de estudo, sucedem-se as reportagens dos media internacionais mais reputados das mais variadas áreas que querem conhecer o nosso trabalho. A própria internacionalização da nossa marca está muito assente na exportação desse conhecimento”, prosseguiu.
“Disse que as futuras seleções nacionais seriam compostas maioritariamente por jogadores formados no Benfica e isso já acontece na equipa A e em todos os outros escalões. É com tremendo orgulho que vemos o sucesso internacional dos nossos jogadores. Pretendemos que a base do plantel seja ano a ano em crescendo, alimentada por jogadores vindos da nossa formação”, assegurou.
“É evidente que isso será feito sempre de forma gradual e enquadrada com o permanente reforço da equipa nas posições em que se considere necessário, salvaguardando sempre a decisão do nosso treinador e tendo em conta as exigências de vitória de um clube como o nosso. Ninguém aqui pode garantir de caras no imediato um título europeu. O que digo é que esta é a única estratégia que pode levar o Benfica a ter esse sonho e a concretizá-lo”, continuou.
“Gastar milhões e milhões sem qualquer tipo de certeza e garantias, em nome de uma bazófia populista demagógica é sempre o mais fácil com os resultados que se conhecem. E garanto-vos que a minha ambição e a minha motivação é, a cada dia, maior por verificar que muito do que planeámos se está a concretizar, tendo sempre, mas sempre, como base o princípio de que o Benfica são as pessoas”, reiterou.
“Ganhámos o primeiro título em disputa esta época de forma brilhante. 5-0 numa final da Supertaça sabe sempre muito bem. Estamos ainda no início de uma caminhada. E se alguém sabe nestes últimos anos que o que importa é como acaba e não como começa – somos nós. Está tudo em aberto. Temos um plantel que, estou certo, estará à altura das exigências. O passado já nos deu muitos exemplos de avaliações precipitadas sobre contratações que o tempo veio a dar razão à qualidade que tínhamos visto nos jogadores”, completou o Presidente.
“Somos Campeões e temos resultados desportivos, financeiros e patrimoniais sem paralelo, temos uma força única e em crescendo como são bom exemplo as Casas do Benfica em Portugal e espalhadas pelo mundo. Somos a maior marca portuguesa, ultrapassámos todas as fronteiras, ainda agora em Cabo Verde pude testemunhar o que representamos para a lusofonia e o carisma de ser Benfica”, assinalou Luís Filipe Vieira.
“Quando unidos, somos imbatíveis. E o que nos une é este imenso amor ao Clube. Acima de tudo e de cada um de nós estará sempre o grande Sport Lisboa e Benfica! E como clube da liberdade, os vossos contributos e as vossas chamadas de atenção, sem falsas demagogias, têm permitido corrigir eventuais erros e falhas e melhorar muitos aspetos da vida do Clube. Um Clube com passado que nos orgulha, um presente que nos motiva e um futuro com ambição redobrada. Viva o Benfica!”, rematou Luís Filipe Vieira.
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024