Clube

08 setembro 2019, 00h42

Luís Filipe Vieira

Foi numa sala a rebentar pelas costuras que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, foi recebido para o jantar de comemoração da inauguração da Casa do Clube na cidade da Praia.

Gritos de "SLB, SLB, Glorioso SLB..." e estridentes palmas criaram um ambiente cheio de emoção e que elimina fronteiras. À Benfica!

"É bom sentirmo-nos como se estivéssemos em casa. E em Cabo Verde, estamos mesmo em casa. Não há palavras para descrever a forma calorosa como nos têm recebido. Desde a nossa chegada ao aeroporto, o carinho e apoio recebido por todos vós, pelos principais responsáveis do país, é algo que demonstra a forte identidade que nos liga e que nos une. Toda a afirmação, crescimento e história do Benfica tem África no coração. Basta lembrar que o nosso maior símbolo é Eusébio. Sim, isso mesmo, o Benfica tem África no coração!", exclamou Luís Filipe Vieira. 

"E vejam bem como é fácil dizer isso. É que, estando em Cabo Verde, não posso deixar de começar por invocar a memória de Fortunato Levy, o nosso primeiro capitão da equipa de futebol e distinto atleta do clube no desporto-rei e no ciclismo, nascido e falecido nesta bela cidade da Praia", acrescentou.

"Cabo Verde é terra de afetos, de coisas simples, de identidade forte, de gente boa e de uma imensa diáspora. Partilha com o Sport Lisboa e Benfica essa dimensão de estar presente em muitos pontos do mundo, com a sua forma diferente de sentir, de ser e de viver. Somos andarilhos da Lusofonia e do mundo, sem nunca deixarmos de ser nós próprios. E por tudo isso, esta era uma visita que tinha de acontecer", assinalou o Presidente.

"Regressamos à cidade da Praia, depois de cá termos estado no final da época 2004/05 e em 2009. E desde essa altura temos uma boa história para contar. Não pequena, mas grande, bem grande, por sinal, para contar. De como crescemos, de como evoluímos e de como hoje todos os Benfiquistas têm orgulho na obra feita no seu Clube", enquadrou Luís Filipe Vieira.

"Mas quero começar, antes de mais, por elogiar o extraordinário trabalho que se está a desenvolver nesta Casa do Benfica, que hoje assinalamos com a sua inauguração. Também aqui a fazer história novamente, ao ser a primeira Casa do Benfica 2.0 criada com todas as novas valências e serviços e que tem realizado múltiplas atividades e iniciativas de âmbito social, cultural e desportivo desde a sua abertura há cerca de um ano", destacou.

"Recordo e agradeço o papel importante que teve o então presidente da Câmara da cidade da Praia, Ulisses Correia, quando numa reunião em 2014 no Estádio da Luz deu início a todo este ambicioso projeto. Apoio que teve enorme continuidade com o decisivo contributo do atual presidente da Câmara, Óscar Santos. Num percurso em que importa também elogiar de forma muito veemente todo o empenho e determinação do presidente, Lumumba Barbosa, do vice-presidente Rui Levy e de toda a restante Direção da Casa do Benfica, e de todos os Benfiquistas que tornam possível dar corpo a este projeto no dia a dia", elogiou o Presidente.

"Só com o vosso contributo, com a participação de muitos parceiros, como por exemplo a Sagres ou a Cabo Verde Telecom, foi possível concretizar e ter a funcionar esta Casa do Benfica aqui na Praça Eusébio da Silva Ferreira. Mas temos novos projetos e nova ambição para alargar as instalações e as atividades desta Casa, de forma a proporcionar mais oportunidades a todos os jovens deste bairro, da cidade da Praia, e, afinal, de Cabo Verde", vincou o líder do Glorioso.

"Gostaria agora de vos falar da história que vos disse que podemos contar sobre o que fizemos e crescemos desde 2005. Com a vossa força e o nosso trabalho conjunto, o Sport Lisboa e Benfica vive um dos momentos mais felizes da sua história. Recuperámos a hegemonia do futebol português, a recente reconquista da Liga significou o quinto título de campeão nos último seis anos. A nossa ambição, as nossas vitórias e a afirmação do nosso projeto desportivo são marcas presentes em todas as modalidades e com cada vez mais equipas femininas", detalhou Luís Filipe Vieira.

"Este foi o ano em que a nível patrimonial recuperámos para o Clube a posse de 100% da titularidade do nosso Estádio e da BTV, tal como tinha prometido a todos os Benfiquistas. Prometemos, cumprimos. A nível financeiro praticamente tornámos residuais as nossas dívidas bancárias e temos progressivamente diminuído o nosso passivo", lembrou o Presidente.

"Em Portugal e fora do território português, são consensuais os elogios ao trabalho que temos vindo a desenvolver, devidamente reconhecido pela presença do Benfica em todos os principais rankings internacionais nas mais variadas áreas. Mas estes resultados desportivos, financeiros e patrimoniais só foram possíveis porque houve uma estratégia e um rumo há muito refletidos e discutidos dentro do Clube", vincou.

"Quando tive a visão de que apostar na formação no Seixal devia ser a prioridade principal, lembro-me de muitos que criticavam e diziam ser impossível conciliar isso com a conquista de vitórias. Pois bem, hoje não só a base da nossa equipa e das seleções de Portugal têm cada vez mais jogadores formados no Seixal como o nosso melhor cartão de visita é sem dúvida a excelência da nossa formação e o ADN dos jogadores à Benfica", salientou o Presidente.

"A qualidade dos nossos jogadores, os recordes de vendas como a recente do João Félix – que de todo era impossível de evitar, tamanha era a procura e a oferta de diversos clubes em cobrir a cláusula de rescisão – são sinais claros do prestígio e da confiança que atualmente existe sobre a nossa famosa formação. E é com satisfação que verifico que hoje a aposta de quem comprou o João Félix já é elogiada por todos, face ao valor que tem demonstrado", sublinhou Luís Filipe Vieira.

"Em recentes estudos efetuados o Benfica é apresentado como o clube com melhores resultados de rentabilidade tendo em conta os custos e as receitas com os seus recursos. E quando olho para trás e me recordo de quando aqui estive há cerca de 14 anos e vejo o que hoje é o Benfica, só me dá ainda mais energia para continuar", confessou.

"Para este ano, os objetivos são claros: revalidar o título e lutar pela conquista de todas as provas onde o nosso Clube entre. Os níveis de ambição e exigência são cada vez maiores. Mas sei que todos temos consciência disso. Temos um plantel forte, uma equipa técnica de enorme qualidade e conhecimento do Clube e criámos uma estratégia que na realidade era a única que nos poderia permitir dar um salto qualitativo, tendo em conta a diferença de orçamentos para os principais clubes das cinco ligas mais ricas do mundo", objetivou o Presidente.

"Temos resultados e infraestruturas criadas e por criar que falam por nós. E daqui, saímos todos com a motivação redobrada. Ver o trabalho que aqui é feito, o carinho com que somos recebidos, a proximidade cada vez maior do Clube com as suas Casas. Ver a vossa alegria, a vossa arte de receber bem, o vosso sentido de vida e a vossa vontade de partilhar. Não sei se é pelo passado comum, se é pelo presente ou se é por nos entendermos com facilidade, mas é mesmo muito bom estar aqui, Pelo Benfica! Viva a cidade da Praia! Viva Cabo Verde! Viva o Benfica! Viva Portugal!", rematou Luís Filipe Vieira.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas