Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Jogadores do Benfica de 11 nacionalidades diferentes já marcaram ao FC Porto em duelos, em casa, que terminaram com vitória encarnada.
22 agosto 2019, 14h53
Saviola
Num autêntico clássico das nações, entre o português de Portugal e o português com sotaque, passando por outras latitudes ou continentes, reunimos 11 nacionalidades de vários nomes benfiquistas que acertaram com impacto nas redes em vitórias das águias e que fazem parte deste incontornável duelo.
Em representação da nacionalidade portuguesa está, como não poderia deixar de ser, Eusébio. Vários outros jogadores lusos ajudaram o Benfica a vencer os dragões em clássicos no Estádio da Luz, mas ninguém teve a mira tão afinada como o King.
Só contabilizando os jogos com o FC Porto no Campeonato e em casa que renderam triunfos às águias, Eusébio faturou em oito ocasiões entre 1964 e 1969, sendo que nos três primeiros jogos fê-lo na forma de bis.
Os estatutos do Clube não permitiam estrangeiros a vestir o Manto Sagrado. O primeiro a fazê-lo, já num novo enquadramento, foi Jorge Gomes no início da década de 1980, o que obriga a avançar até 1994. Na temporada de 1993/94, o avançado brasileiro Aílton inaugurou o marcador num Benfica-FC Porto que terminou em 2-0.
Antes e depois de Aílton, outros futebolistas canarinhos juntaram os seus nomes aos marcadores, mas nem todos terminaram em triunfo benfiquista. Em 1998, o Benfica derrotou os azuis e brancos por 3-0, com três nacionalidades ligadas aos golos. De Inglaterra, o avançado Brian Deane fez o 1-0; ainda na primeira parte, o checo Poborsky aumentou a contagem; na etapa complementar, Tahar, de Marrocos, fechou o resultado em 3-0.
Em 2000 e em 2001, os encarnados foram implacáveis no seu Estádio e o FC Porto regressou ao norte sem pontos na bagagem. No ano redondo, o egípcio Sabry juntou mais uma nacionalidade à coleção (1-0); no ano seguinte, com um bis, Van Hooijdonk colocou a Holanda neste mapa dos clássicos (2-1).
No ano de 2006, um tento solitário de Laurent Robert deu a vitória ao Benfica frente aos portistas. Do meio da rua, o francês, através de um livre direto, fez uso do seu forte pontapé para bater Vítor Baía.
A ligação dos argentinos ao Clube é grande e um dos que personificam essa ligação é Saviola. O avançado chegou à Luz em 2009/10 e no clássico dessa temporada, num jogo disputado debaixo de um dilúvio, fez o 1-0 final de pé direito. Com este resultado, os azuis e brancos ficaram ainda mais longe das águias na classificação.
A língua espanhola continuou a ser representada através de Espanha. Em 2014 realizou-se um dos mais emocionantes clássicos que o Estádio da Luz e o futebol português viram. Poucos dias depois do falecimento de Eusébio, Benfica e FC Porto mediram forças. No relvado, 11 Eusébios estiveram imparáveis e venceram, por 2-0. O internacional espanhol Rodrigo fez o 1-0 dessa partida.
A 11.ª nacionalidade foi adicionada a esta história na temporada transata. Seferovic, com um remate de pé direito, bateu Casillas e juntou a Suíça ao rol de nacionalidades que fazem parte do golo que derrotou o rival em jogos no Estádio da Luz para o Campeonato Nacional.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024