Futebol

22 agosto 2019, 14h53

Benfica-FC Porto

Saviola

Na contagem decrescente para o Benfica-FC Porto de sábado (19h00), o Site Oficial foi ao baú e recuperou as nacionalidades de jogadores que, com o Manto Sagrado, decidiram ou ajudaram a decidir clássicos em casa, com golos, no Campeonato Nacional.

Num autêntico clássico das nações, entre o português de Portugal e o português com sotaque, passando por outras latitudes ou continentes, reunimos 11 nacionalidades de vários nomes benfiquistas que acertaram com impacto nas redes em vitórias das águias e que fazem parte deste incontornável duelo.

Eusébio

Em representação da nacionalidade portuguesa está, como não poderia deixar de ser, Eusébio. Vários outros jogadores lusos ajudaram o Benfica a vencer os dragões em clássicos no Estádio da Luz, mas ninguém teve a mira tão afinada como o King.

contabilizando os jogos com o FC Porto no Campeonato e em casa que renderam triunfos às águias, Eusébio faturou em oito ocasiões entre 1964 e 1969, sendo que nos três primeiros jogos fê-lo na forma de bis.

Os estatutos do Clube não permitiam estrangeiros a vestir o Manto Sagrado. O primeiro a fazê-lo, já num novo enquadramento, foi Jorge Gomes no início da década de 1980, o que obriga a avançar até 1994. Na temporada de 1993/94, o avançado brasileiro Aílton inaugurou o marcador num Benfica-FC Porto que terminou em 2-0.

Benfica-FC Porto

Antes e depois de Aílton, outros futebolistas canarinhos juntaram os seus nomes aos marcadores, mas nem todos terminaram em triunfo benfiquista. Em 1998, o Benfica derrotou os azuis e brancos por 3-0, com três nacionalidades ligadas aos golos. De Inglaterra, o avançado Brian Deane fez o 1-0; ainda na primeira parte, o checo Poborsky aumentou a contagem; na etapa complementar, Tahar, de Marrocos, fechou o resultado em 3-0.

Em 2000 e em 2001, os encarnados foram implacáveis no seu Estádio e o FC Porto regressou ao norte sem pontos na bagagem. No ano redondo, o egípcio Sabry juntou mais uma nacionalidade à coleção (1-0); no ano seguinte, com um bis, Van Hooijdonk colocou a Holanda neste mapa dos clássicos (2-1).

Benfica-FC Porto

No ano de 2006, um tento solitário de Laurent Robert deu a vitória ao Benfica frente aos portistas. Do meio da rua, o francês, através de um livre direto, fez uso do seu forte pontapé para bater Vítor Baía.

A ligação dos argentinos ao Clube é grande e um dos que personificam essa ligação é Saviola. O avançado chegou à Luz em 2009/10 e no clássico dessa temporada, num jogo disputado debaixo de um dilúvio, fez o 1-0 final de pé direito. Com este resultado, os azuis e brancos ficaram ainda mais longe das águias na classificação.

Benfica-FC Porto

A língua espanhola continuou a ser representada através de Espanha. Em 2014 realizou-se um dos mais emocionantes clássicos que o Estádio da Luz e o futebol português viram. Poucos dias depois do falecimento de Eusébio, Benfica e FC Porto mediram forças. No relvado, 11 Eusébios estiveram imparáveis e venceram, por 2-0. O internacional espanhol Rodrigo fez o 1-0 dessa partida.

A 11.ª nacionalidade foi adicionada a esta história na temporada transata. Seferovic, com um remate de pé direito, bateu Casillas e juntou a Suíça ao rol de nacionalidades que fazem parte do golo que derrotou o rival em jogos no Estádio da Luz para o Campeonato Nacional.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas