Futebol

01 janeiro 2019, 19h19

Raio-X Portimonense

Jackson Martínez

O Benfica entra no novo ano com uma viagem até ao Algarve, região mais a sul de Portugal. No jogo da 15.ª jornada da Liga NOS, os encarnados medem forças com o Portimonense, 9.º classificado, às 20h15 de quarta-feira, dia 2 de janeiro.

António Folha, que orientara a equipa B do FC Porto, aventurou-se nas lides da Primeira Liga nesta temporada, mas os primeiros tempos não foram favoráveis. O técnico viu sair jogadores que haviam sido importantes em 2017/18 (Rafa Soares, Fede Varela, Fabrício e Galeno) e foi eliminado precocemente da Taça da Liga, na 3.ª eliminatória, aos pés do Rio Ave. O Portimonense alcançou a primeira vitória à 5.ª ronda do Campeonato, no Estádio Municipal de Portimão, frente ao V. Guimarães (3-2).

Antes, três derrotas e um empate: 0-2 com o Boavista, 2-0 diante do Chaves, 2-2 frente ao Santa Clara e 2-1 ante o Rio Ave. Após o triunfo com os vimaranenses, dois resultados totalmente antagónicos: desaire por 3-0 no reduto do Desportivo das Aves e triunfo por 4-2, em casa, frente ao Sporting.

Porém, esta vitória foi sol de pouca dura. No jogo seguinte – 3.ª eliminatória da Taça de Portugal –, o Portimonense foi eliminado da prova-rainha (4-2) frente ao Cova da Piedade. De volta à Liga NOS, regresso… aos triunfos. Um remate certeiro derrotou o Nacional, na Madeira; nas rondas seguintes, empate a uma bola com o Belenenses SAD e derrota (2-0), fora de portas, com o Moreirense.

Golo da vitória do Portimonense na 14.ª jornada

O mês de dezembro trouxe outro ambiente aos alvinegros. Arrancaram com a vitória caseira ante o Tondela (3-2), apanharam um percalço pelo caminho (derrota por 4-1 ante o FC Porto, num jogo em que os algarvios estiveram a ganhar), mas retomaram os triunfos com o V. Setúbal (3-1) e com o Feirense (0-1), encontro em que os algarvios jogaram com 3x4x3, com o seguinte onze inicial (reforços a negrito): Ricardo Ferreira; Jadson, Rúben Fernandes, Vítor Tormena; Dener, Ewerton, Wilson Manafá, Lucas; Paulinho, Wellington e Jackson Martínez.

O onze-tipo, com os mais utilizados, usa o mesmo sistema tático, mas muda algumas peças: Ricardo Ferreira; Rúben Fernandes, Lucas Possignolo, Vítor Tormena; Pedro Sá, Ewerton, Dener, Wilson Manafá; Paulinho, Nakajima e Bruno Tabata.

O jogo decorre no Estádio Municipal de Portimão e ao Benfica fica o alerta: em sete jogos, o Portimonense só cedeu uma derrota (Boavista na ronda inaugural) e venceu quatro. Para a partida com as águias, António Folha não tem castigados, mas tem três lesionados: Jubal, Lazaroni e Marcel.

Raio-X Portimonense

Transições e os perigos chamados Nakajima e Jackson

De carácter ofensivo, sobretudo no próprio reduto, o Portimonense é uma das formações que mais disparam no sentido da baliza contrária – só é batida pelos três grandes –, apesar de ter, em média, posse de bola inferior a 50%, segundo dados apresentados pelo Wyscout.

O 3x4x3 privilegia o jogo interior e as transições rápidas e menos os corredores laterais. Neste sistema tático, o japonês Nakajima e o colombiano Jackson Martínez são verdadeiros perigos à solta na frente de ataque.

Raio-X Portimonense

Top 5 marcadores (todas as provas)

JOGADOR GOLOS
Nakajima 5
Jackson Martínez 4
Dener 3
Paulinho 2
Wilson Manafá 2

A influência de Nakajima e Jackson nota-se nos golos apontados. O Portimonense soma 20 na Liga NOS (1,32 por jogo) e 29 em todas as provas (1,38 por desafio). Nove deles foram da autoria de Nakajima e Jackson Martínez, em conjunto, com o nipónico em plano de destaque, com cinco.

Raio-X Portimonense

Top 5 assistentes (todas as provas)

JOGADOR PASSES PARA GOLO
Nakajima 5
Ewerton 4
Wilson Manafá 3
Rúben Fernandes 1
Paulinho 1

O papel de Nakajima é ainda notório nas assistências. Na hora de oferecer golos aos colegas, ninguém o faz melhor do que o camisola 10. Já fez cinco passes para finalizações bem-sucedidas e é seguido de perto por Ewerton, com quatro.

Raio-X Portimonense

Top 5 rematadores na Liga NOS

JOGADOR REMATES
Nakajima 33
Jackson Martínez 27
Bruno Tabata 24
Paulinho 15
João Carlos 13

O Portimonense já efetuou 184 remates na Liga NOS. Está em 4.º lugar neste item, acerta 36% dos disparos no alvo e termina os jogos com uma média de 12 remates por jogo.

Uma vez mais é Nakajima a liderar o ranking da equipa, seguido pelos atacantes Jackson Martínez (27) e Bruno Tabata (24).

Raio-X Portimonense

Top 5 cruzamentos na Liga NOS

JOGADOR CRUZAMENTOS
Bruno Tabata 44
Nakajima 37
Dener 14
Wilson Manafá 13
Hackman 10

Até ao momento, realizaram 176 cruzamentos e estão entre os emblemas que menos usam este recurso para fazer mossa no adversário. Com 44, Bruno Tabata está destacado no ranking da equipa.

Red Pass 2018-2019 Benfica 10 Jogos

Top 5 passadores na Liga NOS

JOGADOR PASSES
Rúben Fernandes 498
Pedro Sá 475
Lucas 395
Wilson Manafá 372
Ewerton 363

Outra prova de que o jogo interior é a imagem de marca do Portimonense está no ranking de jogadores com mais passes efetuados. Quatro dos que compõem o top 5 jogam no centro do terreno. Na liderança está o defesa-central Rúben Fernandes (498). Seguem-se os médios-centro Pedro Sá e Lucas, com 475 e 395, respetivamente.

Os alvinegros contabilizam 4927 passes no total na Liga NOS e têm um acerto na ordem dos 80%.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Liga Portugal e Facebook Portimonense

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol