Futebol

16 novembro 2018, 19h04

João Félix

João Félix

Polónia e Portugal disputaram, este final de tarde de sexta-feira, a 1.ª mão do play-off de acesso ao Europeu de Sub-21. Triunfo, por 0-1, com a partida de todas as decisões a realizar-se na próxima terça-feira.

Emoção no Estádo Eernest Pohl, em Zabrze (Polónia), palco do jogo da primeira mão do play-off de acesso ao Campeonato da Europa 2019. Portugal e Polónia estão na luta por um lugar entre as 12 melhores equipas do Velho Continente e a 1.ª mão mostrou ambição e muita raça.

A Seleção lusa – com três atletas do Benfica no onze – entrou com tudo e desde muito cedo mostrou ao que ia. Primeiro quarto de hora sem golos, mas com muita vontade, com os primeiros minutos a serem marcados pelos cruzamentos viperínos de João Félix.

Meia hora de jogo e, finalmente, o golo! João Carvalho lançou em profundidade João Félix, e este, com um cruzamento com conta, peso e medida, encontrou Diogo Jota que só teve de encostar para o 0-1. Estava inaugurado o marcador e com justiça!

Os anfitriões acusaram o golo sofrido e Portugal intensificou o domínio. Até ao intervalo, mais um bom par de oportunidades, com João Félix em evidência, contudo, a redondinha não quis entrar e manteve-se o 0-1.

Reatar e a toada manteve-se! Portugal a dominar e a gerir em qualidade, perante uma Polónia a mostrar dificuldades em importunar as redes lusas, aliás, cumprida a hora de jogo, esteve sempre mais perto o 0-2 do que o empate.

Em cima dos 70 minutossusto para Portugal, com Joel Pereira a sair em falso e a criar muito perigo. A Polónia pareceu espevitar com este lance e o jogo dividiu-se e as oportunidades começaram a surgir.

Primeiro Gedson, a rematar de longe, mas à figura de Grabara; depois, no lance imediato, grande defesa de Joel Pereira, a sacudir para canto, após remate à entrada da área. Mais cinco minutos e mais uma excelente oportunidade para os comandados de Rui Jorge.  

João Carvalho surge na área após excelente trabalho de Heriberto na direita, mas o guardião polaco faz uma grande defesa. Na resposta, quase o empate! Emoção a dez minutos do apito final, com as duas Seleções à procura de golos... 

Até ao final, emoção a rodos, contudo, e não obstante as oportunidades criadas, o marcador não tornou a mexer. Triunfo para Portugal, por 0-1... curto, mas muito importante. 

Onze de Portugal: Joel Pereira; Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Leite e Yuri Ribeiro; Eustáquio; André Horta (Bruno Costa, 86’), João Carvalho e Gedson; Diogo Jota (Heriberto Tavares, 65’) e João Félix (Rafael Leão, 75’).

Suplentes não utilizados: João Virgínia, Fernando Fonseca, Ferro e Pereira Lage.

A eliminatória vai ser decidida na próxima terça-feira, dia 20 de novembro, no Estádio Municipal Engº Manuel Branco Teixeira, em Chaves, pelas 17h00.

Texto: Sónia Antunes

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas