Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
"O futebol é mesmo incrível: foi o jogo cá e o jogo lá com um lance no último minuto a fazer toda a diferença", observou o treinador do Benfica na análise ao segundo duelo com o Ajax no Grupo E da Liga dos Campeões.
07 novembro 2018, 23h49
Rui Vitória
"Entrámos com uma estratégia muito bem definida, condicionámos o Ajax na sua construção ofensiva. Na primeira parte o adversário praticamente não foi à nossa baliza, a não ser com dois livres diretos, criando algum perigo. Tivemos a infelicidade de fazer duas substituições no começo da segunda parte, mas o Ajax nunca esteve próximo da nossa baliza. Fizemos uma exibição segura, muito consistente, reativa. Estávamos prontos para matar o jogo com o segundo golo. Tivemos um conjunto de saídas em que podíamos definir melhor no último terço. O último lance deste jogo reflete a fase em que estamos. Os jogadores foram briosos, trabalhadores, com capacidade de apreender o que passámos para o jogo, mas depois não fomos felizes."
"Aquele último lance do jogo... Umas vezes do nada sai um golo, outras vezes não sai. O que quero realçar é que, apesar do empate, ganhámos qualquer coisa, porque quem tem passado esta fase turbulenta, a forma como a nossa equipa esteve dentro de campo a disputar os lances e com níveis de concentração muito elevados, a não deixar o adversário jogar e a ir para o ataque... Era o que tínhamos pensado para vencer. O futebol é mesmo incrível: é o jogo cá e o jogo lá com um lance no último minuto a fazer toda a diferença. Os pormenores fizeram a diferença na Holanda, onde não merecíamos a derrota, e fizeram cá, com o adversário no último lance a ter a sorte do jogo. Estou convencido de que numa fase mais positiva da época a última bola do jogo porventura entraria."
"Vamos continuar a lutar pelo apuramento. A vitória neste jogo dava-nos um alento muito grande, mas vamos acreditar que é possível. Era fundamental termos esta noção de reação da equipa. Os jogadores tiveram concentração, entreajuda e entrega ao jogo. Merecíamos a vitória também por isso. Num jogo muito equilibrado, a nossa equipa teve coragem, trabalhou e foi à procura da vitória, mas depois acabou por não ter a estrelinha. A equipa enfrentou o jogo com determinação, união e com um envolvimento muito grande entre todos."
"A equipa do Ajax tem uma construção muito boa nomeadamente com os seus dois médios-centro, que têm uma dinâmica boa e não receiam ter a bola. É a partir dali que começam as ligações do seu futebol. Era fundamental termos ali muita agressividade. Com estes três jogadores [Fejsa, Gabriel e Gedson] limitámos muito a construção do Ajax."
"É preciso todos termos a noção da realidade e enfrentá-la. A competência não se perde por momentos ou circunstâncias. Falo dos resultados. Temos de ser racionais. Apesar de o resultado neste jogo não ter sido o que queríamos, a equipa fez um jogo muito consistente e seguro. Tal como aconteceu em Amesterdão, foram pormenores que ditaram a vantagem para o lado do Ajax. Aquele minuto final, cá e lá... Tudo poderia ser diferente. Vamos ganhar e vamos estar prontos para o que aí vem. A mensagem prática do jogo agradou a mim e aos jogadores. O resultado é que fica, sabemos que ninguém se vai lembrar do último lance dos jogos lá e cá, poderia ser tudo ao contrário... É preciso perceber que fizemos um jogo muito sério, consistente e competitivo. A sorte que eles tiveram lá no último lance não a tivemos nós aqui."
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024