Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
Clássico relativo à 5.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.
03 novembro 2018, 17h05
Micah Downs
Perante um Benfica invicto no Campeonato e vindo de duas derrotas consecutivas na prova, o FC Porto entrou bem, a recuperar de uma desvantagem inicial. Foram os encarnados a sair na frente do marcador – com Cláudio Fonseca a fazer os dois primeiros pontos do encontro –, nuns primeiros cinco minutos muito equilibrados (16-15).
A vantagem do FC Porto ia esticando e a formação visitante terminava o primeiro quarto a vencer por 20-25. Nos primeiros 10 minutos da partida – com muitos pontos e jogadas de grande qualidade –, destaque para os 8 pontos de Fábio Lima, melhor marcador dos encarnados.
Depois de estar a perder em casa por cinco pontos, o conjunto de Arturo Álvarez aproveitou os primeiros minutos do segundo quarto para encurtar distâncias, com Miguel Maria a ser uma das figuras de destaque (com 10 pontos). Após um empate (45-45), a apenas cinco segundos do intervalo o FC Porto passou para a frente do marcador. Ferran Ventura, mesmo em cima do soar da buzina, ganhou o ressalto depois de um tiro exterior e lançou, com sucesso, ao cesto, permitindo aos dragões recolherem aos balneários com uma vantagem magra: 45-47.
Se a vantagem era curta à saída para o intervalo, as distâncias foram estendidas logo no início da segunda parte. A 6 minutos do final do terceiro quarto, o Benfica perdia por 11 pontos (49-60). Arturo Álvarez pediu desconto de tempo, mexeu na equipa e a recuperação foi impressionante. Os encarnados melhoraram o rendimento – tanto no ataque como na defesa – e até estiveram a ganhar por 63-60, mas o FC Porto acabou por igualar já nos instantes finais: 64-64. Permanecia tudo em aberto...
No último quarto era o tudo por tudo. Incrível resposta dos encarnados – que, recorde-se, estiveram a perder por 11 pontos em duas ocasiões –, com Miguel Maria Cardoso a sentenciar na linha de lance livre já nos instantes finais (93-88), numa altura em que o Benfica levava já uma confortável vantagem sobre o rival.
Destaque para Micah Downs, melhor marcador dos encarnados, com 18 pontos, menos um do que Cláudio Fonseca (17). Pontuaram ainda: Fábio Lima (16), Álex Suárez (14), Miguel Maria (13), José Silva (8), Arnette Hallman (4) e Quentin Snider (3).
Cinco inicial do Benfica: Miguel Cardoso, Fábio Lima, Alex Suárez, Micah Downs e Cláudio Fonseca.
Na próxima jornada (6.ª), o Benfica desloca-se ao terreno do CAB Madeira, numa partida agendada para as 15h30 do dia 10 de novembro (sábado).
Arturo Álvarez (treinador do Benfica): “O FC Porto começou com uma boa percentagem de triplos, o que fez com que a nossa defesa ficasse com dúvidas, mas, depois daquele parcial de 11 pontos de diferença e do time-out, o Benfica começou a fazer um melhor trabalho defensivo e um bom aproveitamento de lances. No final, cabeça fria para ganhar a uma boa equipa e seguir na frente, que é o trabalho que o Benfica tem de fazer.”
“Para o Benfica é sempre importante ganhar, é um dever. Temos de o fazer, lutar à frente dos adeptos e continuar na frente é melhor para o dia a dia da equipa.”
“Este apoio é maravilhoso. Sentimos muito calor. Eles foram o sexto jogador.”
Miguel Maria (base do Benfica): “Mais uma vitória no nosso campeonato. Lutámos até ao fim. Tivemos mais garra no final, quando passámos para a frente soubemos gerir bem e foi uma vitória importante perante os nossos adeptos.”
“Foi o coração, o querer. Queríamos muito ganhar em casa, perante um adversário direto e com cabeça e coração soubemos gerir bem as posses de bola.”
“Para a semana temos uma deslocação difícil à Madeira. Vamos pensar jogo a jogo e no final faremos as contas.”
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024