Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Primeiro adversário do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, o hexacampeão da Alemanha teve algumas mexidas importantes no plantel, mas continua forte. Com muitas e boas opções para cada uma das posições. E já é líder isolado da Bundesliga.
16 setembro 2018, 11h06
Robben
Frente a frente vão estar dois Campeões Europeus e crónicos candidatos ao título nacional nos respetivos campeonatos. Velhos conhecidos, Benfica e Bayern encontram-se pela 9.ª vez em jogos oficiais.
Para 2018/19, o Bayern, hexacampeão da Alemanha, teve algumas mexidas importantes no plantel, mas continua forte. Com muitas e boas opções para cada uma das posições, Niko Kovac, treinador que chegou esta época a Munique proveniente do Eintracht Frankfurt, não se pode queixar das saídas de Douglas Costa, Arturo Vidal e Bernat, só para citar as mais importantes.
Em sentido contrário, entraram no Allianz Arena: Kilian Senkbeil, Chris Richards, Goretzka, Paul Will e Gnabry.
Habituados a ganhar, os bávaros abriram a temporada a festejar. Frente ao antigo clube de Niko Kovac, o Bayern venceu o Eintracht por 5-0 e arrecadou a Supertaça da Alemanha. Destaque na partida para Lewandowski com um hat-trick.
Ainda internamente, eliminou o SV Drochtersen/Assel (V 0-1) na 1.ª eliminatória da Taça da Alemanha e já está na liderança (isolada) da Bundesliga com nove pontos, fruto dos triunfos diante do Hoffenheim (3-1), Estugarda (0-3) e Bayer Leverkusen (3-1).
O Bayer Leverkusen foi o último adversário antes da visita à Luz, com Niko Kovac a utilizar os seguintes jogadores: Neuer; Kimmich, Boateng, Sule e Rafinha (Alaba aos 82'); Thiago Alcántara, Tolisso (James Rodríguez aos 42') e Muller; Robben, Gnabry (Javi Martínez aos 59') e Lewandowski. No banco, ao lado do ex-benfiquista Renato Sanches, ficou o francês Ribéry, eventualmente em poupança para a partida na Luz.
A má notícia, para o treinador dos alemães, foi a perda de Rafinha e Tolisso: ambos lesionados, falham o duelo com o Benfica. Coman está igualmente indisponível por razões físicas.
Taticamente, a equipa oscila entre o 4x4x2 e o 4x3x3, cabendo a Muller o papel de “vagabundo” na ligação do meio-campo e ataque. Lewandowski, o homem mais adiantado, é o matador dos bávaros (já marcou seis golos em 2018/19).
O Bayern funciona como um bloco que se movimenta à largura e à profundidade. Com as linhas próximas e subidas no terreno, os bávaros permitem pouco jogo entrelinhas ou mesmo em profundidade (Neuer comporta-se praticamente como um líbero).
Sendo uma equipa habituada a pegar nas rédeas do jogo, a identidade da turma de Munique passa pela posse de bola e pelo ataque organizado. Em média, o Bayern tem o esférico em seu poder 60/65% do tempo do encontro e faz perto de 700 passes por desafio (com um acerto acima dos 85%), de acordo com a plataforma Wyscout.
Ao montar o ataque de trás para a frente, de forma apoiada, é uma equipa que ora lateraliza, ora estica o jogo com passes de rutura ou longos, capítulo onde apresenta perto de 65% de aproveitamento.
Fazendo uso da compleição física dos seus executantes, o Bayern é um conjunto que utiliza os cruzamentos como meio para atingir um fim: o golo.
Outra força dos germânicos está nas bolas paradas. E por falar em remates… Os bávaros disparam muito e bem! Somam quase 20 tiros por desafio, sendo que não precisam de muito para chegar ao golo. Metade dos remates enquadrados terminam em festejos.
O líder da Bundesliga não recorre muito às faltas, mas é perito na recuperação do esférico (a média ronda as 100 por jogo) e em zonas adiantadas do terreno. Não concede espaço ao opositor e isso vê-se nos números de remates sofridos: menos de seis por encontro.
ENTRADAS
Kilian Senkbeil (médio-centro)
Chris Richards (defesa-central)
Goretzka (médio-centro)
Paul Will (médio-centro)
Gnabry (extremo-esquerdo)
PRINCIPAIS SAÍDAS
Douglas Costa (Juventus)
Arturo Vidal (Barcelona)
Bernat (PSG)
Felix Goetze (Augsburgo)
Timothy Tilman (Nuremberga)
Friedl (Werder Bremen)
Sebastian Rudy (Schalke 04)
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Site Oficial do Bayern Munique
Última atualização: 21 de março de 2024