Futebol

29 julho 2018, 21h07

João Filipe

João Filipe

Formação do Benfica em grande! Com uma estupenda exibição de João Filipe, um dos cinco benfiquistas do elenco (todos utilizados!), Portugal bateu Itália por 3-4, após prolongamento, na final do Campeonato da Europa Sub-19, na Finlândia.

Autor de dois golos, de uma assistência e ainda de um remate para recarga vitoriosa de um companheiro, João Filipe (Jota) esteve nos quatro momentos vitais da história desta partida, foi ele o grande jogador de uma decisão plena de nervos e de emoção.

Com Florentino Luís, João Filipe e José Gomes no onze inicial, Portugal adiantou-se no marcador em cima do intervalo (45'+1'): João Filipe, com um remate de pé direito à entrada da área, bateu Plizzari (0-1).

O 0-2 nasceu de um passe longo de Florentino para uma receção e remate de João Filipe para defesa incompleta do guardião italiano. Na recarga, Trincão atirou para as redes (72').

Portugal

Os italianos reagiram e empataram o encontro (2-2) com dois golos de rajada, ambos assinados por Kean (75' e 76'), que havia sido lançado na segunda parte.

Com um nó no resultado, a final foi para prolongamento, e nesta altura já Mesaque Dju tinha rendido José Gomes. Aos 104', João Filipe voltou a puxar dos galões e disparou de fora da área para o 2-3.

A festa portuguesa foi congelada aos 107': Scamacca, de cabeça, rubricou o 3-3.

Portugal acreditou que o sucesso não lhe escaparia e, conduzido por João Filipe, chegou ao 3-4: o benfiquista progrediu pelo corredor central e picou a bola para Pedro Correia, que, na área, recebeu, rodou e chutou para o golo (109'). A vitória já não fugia a esta geração, que junta o troféu ao conquistado há dois anos no Europeu Sub-17. 

Com cinco golos, João Filipe foi, a par de Trincão, o melhor marcador do Europeu Sub-19.

Portugal

João Filipe: "Tive uma equipa muito forte atrás de mim"

"Estava nos nossos sonhos, era um objetivo que tínhamos desde o início. Sabemos a qualidade que temos e estamos todos muito felizes. Isto não é fácil, foram mais de 30 dias a trabalhar e conseguimos atingir o topo", reagiu João Filipe, um dos elementos da Formação do Benfica que brilharam intensamente nesta competição.

"Os golos foram momentos felizes. Tive uma equipa muito forte atrás de mim a meter-me a bola em condições, e depois também consegui criar os espaços, as oportunidades e felizmente concretizei. Correu tudo da melhor forma. Foi muito saboroso. Este troféu é de todos os portugueses, por todas as dificuldades que passamos, por sermos um povo humilde, trabalhador e ambicioso", comentou o jogador.

João Filipe

"Geração de ouro? Já o Professor Marcelo Rebelo de Sousa nos apelidava de geração de ouro e queremos dar resposta. Vale o que vale, porque se não mostrarmos a nossa qualidade, tudo perde valor. O mundo do futebol é assim, temos de estar sempre no topo. Já estamos a pensar no Mundial, é para ganhar, é o nosso próximo objetivo", assumiu o grande nome de Portugal nesta prova.

Texto: João Sanches e Sónia Antunes

Fotos: UEFA.com e FPF

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas