Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Rúben Dias e João Félix (estreia absoluta) foram titulares no triunfo sobre a Suíça, que teve Seferovic no ataque. Ronaldo foi a figura do jogo: três golos!
05 junho 2019, 22h12
Rúben Dias, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva
A seleção portuguesa quis pressionar e empurrar a Suíça para a sua grande área assim que a partida começou, mas a intenção saiu-lhe furada e, na verdade, viu-se mais jogo ofensivo dos helvéticos nos primeiros cinco minutos. Aliás, Seferovic esteve na conclusão de um ataque perigoso, mas, após centro da direita, a emenda na pequena área não deu à bola a direção do golo.
Uma recuperação de bola do ex-benfiquista Bernardo Silva perto da grande área suíça originou uma boa oportunidade para Portugal pôr o marcador a mexer, mas, no desenvolvimento do lance, o pé direito de Cristiano Ronaldo errou a baliza (12').
Foi pela direita que a Suíça voltou a perturbar a defensiva lusitana, com Seferovic a ser melhor no ataque à bola cruzada a partir da direita e a cabecear à figura do guarda-redes Rui Patrício (18').
De bola parada, num livre impecavelmente batido por Cristiano Ronaldo, a equipa das Quinas lançou-se para a frente do resultado aos 25' (1-0).
Os suíços, com nova incursão a deslizar até ao flanco direito, estiveram perto da igualdade numa finalização de Seferovic após centro de Mbabu: a bola ainda beijou o ferro da baliza portuguesa (42').
A terminar o primeiro tempo, Ronaldo lançou João Félix nas costas da defensiva helvética; estorvado por Rodríguez num lance discutível dentro da área, o jovem avançado atirou por cima. Ao intervalo, a seleção orientada por Fernando Santos vencia por 1-0.
Saltando mais alto na área portuguesa, Seferovic provocou alguma agitação junto à baliza de Rui Patrício na abertura da segunda parte. Respondeu Portugal aos 49' num lance em que João Félix assumiu a variação do jogo com um passe largo para o corredor direito.
Bernardo Silva, aos 53', foi derrubado por Schar na área helvética. Penálti! No entanto, o árbitro alemão Felix Brych, alertado pelo videoárbitro, fez a revisão de um lance anterior na grande área portuguesa e considerou ter havido uma infração de Nélson Semedo, indicando pontapé de penálti a favor dos suíços. Na transformação do castigo máximo, Rodríguez fez o 1-1 aos 57'.
Ao minuto 60, no seguimento de um canto cobrado sobre a esquerda, Rúben Dias pelo ar, de cabeça, e João Félix, junto ao segundo poste, quase proporcionavam a Portugal o segundo golo no desafio.
Sempre perigosos, os suíços construíram novo lance para abanar a defensiva lusitana aos 65': Seferovic ganhou o duelo aéreo com Raphael Guerreiro e a bola passou ao lado do poste direito.
Uma falta dura de Schar (punido com cartão amarelo) sobre João Félix, aos 69', gerou um livre favorável a Portugal, descaído para a esquerda, mas sem consequência. No minuto seguinte, o estreante João Félix (primeira internacionalização A) foi rendido por outro avançado formado no Caixa Futebol Campus, Gonçalo Guedes (70').
A partida perdeu intensidade no último quarto de hora, o medo de perder sobrepunha-se... até que apareceu o pontapé de Ronaldo na área, de primeira, aos 87', aproveitando um excelente passe de Bernardo Silva na direita. Assim se fabricou o 2-1!
O hat-trick do capitão tardou apenas três minutos: em cima dos 90, o camisola 7 luso recebeu na profundidade um passe de Gonçalo Guedes, puxou para dentro e disparou para o 3-1 final. Portugal está na final da Liga das Nações, onde no domingo vai encarar o vencedor do Inglaterra-Holanda, que se disputa na quinta-feira!
Onze de Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe (José Fonte aos 63'), Rúben Dias e Raphael Guerreiro; Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes (João Moutinho aos 90'+1') e Bernardo Silva; João Félix (Gonçalo Guedes aos 70') e Cristiano Ronaldo.
Suplentes: José Sá, Beto, João Cancelo, José Fonte, Mário Rui, João Moutinho, Pizzi, Rafa, Gonçalo Guedes, Diogo Jota e Dyego Sousa.
Onze da Suíça: Sommer; Mbabu, Schar, Akanji e Rodríguez; Xhaka e Freuler (Drmic aos 89'); Zakaria (Edmilson Fernandes aos 71'), Shaqiri e Zuber (Steffen aos 83'); Seferovic.
Suplentes: Mvogo, Omlin, Moubandje, Elvedi, Lang, Okafor, Steffen, Benito, Ajeti, Sow, Drmic e Edmilson Fernandes.
Rúben Dias: "É uma competição nova para todos, significa muito para nós podermos ganhar pela primeira vez. O jogo estava num impasse, quem marcasse decidia, felizmente o golo surgiu para nós, num grande momento do Cristiano Ronaldo e da equipa, que criou aquela oportunidade. O resultado é justo, criámos várias situações de golo. Demos uma boa resposta."
João Félix: "A estreia? Foi muito bom poder jogar. Já tinha sido convocado, estou muito feliz por me ter podido estrear. Há sempre coisas a melhorar. Quantos mais jogos fizer com estes jogadores, mais rotinas vou ter com eles. Os três golos de Cristiano Ronaldo? Ele é um exemplo para mim e para todos os jovens que estão a aparecer. Há muita qualidade nesta equipa. Jogue quem jogar, a Seleção fica sempre bem."
Texto: João Sanches
Fotos: UEFA.com
Última atualização: 21 de março de 2024