Futebol

15 abril 2019, 18h17

Benfica-V. Setúbal

Samaris, Grimaldo e Rafa

Man of the Match no desafio da 29.ª jornada da Liga NOS frente ao V. Setúbal, onde apontou dois golos e fez uma assistência, Rafa continua a quebrar recordes no Benfica a uma velocidade supersónica, naquela que já é a sua melhor temporada de sempre a nível individual.

Rubricado pelo camisola 27, o golo inaugural no triunfo sobre os sadinosentrou para a lista dos cinco mais rápidos das águias na presente edição da prova. Rafa, aliás, marcou dois desses golos madrugadores (Chaves, fora, e V. Setúbal, em casa); Jonas (Moreirense, em casa), Seferovic (Aves, fora) e Grimaldo (Nacional, em casa) completam esta lista.

Mais um arranque de jogo forte e produtivo do Benfica, que é a equipa com mais golos (nove) nos primeiros 15 minutos das partidas da Liga NOS. Destes nove, cinco foram conseguidos com Bruno Lage ao leme do plantel encarnado.

Vistoso pela rapidez, técnica e qualidade, o primeiro tento de Rafa diante dos setubalenses foi fruto de uma brilhante e vertiginosa jogada coletiva. Além de ter sido necessário esperar apenas pouco mais de um minuto para ver as redes adversárias a mexer, as águias tinham 100% de posse de bola quando o camisola 27 tocou o esférico para dentro da baliza.

A construção do golo começou com o apito inicial do árbitro Rui Costa. Seguiram-se 26 passes entre nove dos 11 jogadores escalados por Bruno Lage para o desafio, sendo que apenas Odysseas e Samaris não tocaram no esférico no primeiro momento arrebatador vivido na noite de domingo no Estádio da Luz.

Benfica-V. Setúbal

Um bis para a história

Rafa voltaria a marcar mais um golo e ainda assistiu Seferovic para o quarto e último remate certeiro das águias na 29.ª jornada (4-2). Man of the Match, o benfiquista bateu mais um recorde pessoal, fazendo o segundo bis no Campeonato numa só temporada. Em 2013/14, ao serviço do SC Braga, o internacional português fez dois bis, mas em competições diferentes (um na Liga, outro na Taça de Portugal).

Com mais dois golos apontados na principal prova do futebol português, Rafa continua a todo o vapor naquela que já é a sua melhor temporada de sempre.

Doze era o número máximo de golos que tinha apontado numa época (ainda no SC Braga); com o Manto Sagrado, na corrente temporada já tem 16! Desses, 12 foram assinados na Liga NOS, um pecúlio que faz de Rafa o segundo melhor artilheiro do plantel encarnado na competição, apenas superado por Seferovic, o melhor marcador da Liga NOS com 19 tiros certeiros.

Estatisticamente falando, o atacante das águias tem conseguido números muito substantivos: marca para o Campeonato a cada 130 minutos, segundo a página Sofascore, e no jogo de domingo teve um índice de 66,7% de eficácia na concretização (dois dos três remates enquadrados levaram a bola para o fundo da baliza adversária). A plataforma GoalPoint, com base no rendimento expresso pelos números, elegeu Rafa João Félix para o onze da 29.ª jornada da Liga NOS.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas