Futebol

01 abril 2019, 18h42

André Almeida e Grimaldo

André Almeida e Grimaldo

André Almeida e Grimaldo são os laterais da Liga NOS que mais influência têm nos golos da sua equipa. No total, os defesas do Benfica contabilizam participação direta em 20 finalizações bem-sucedidas – 15 assistências e cinco golos – e não encontram paralelo nas sete principais ligas da Europa.

O último passe para golo por parte de um lateral encarnado foi na partida com o Tondela, da 27.ª jornada da Liga NOS. O espanhol Grimaldo cruzou da esquerda com conta, peso e medida para a cabeça de Seferovic. Explosão de alegria nas bancadas e um festejo coletivo vibrante como reflexo da união na equipa do Benfica, como elevou André Almeida.

Curiosamente, ambos começaram a desenhar estes números na ronda inaugural, na Luz, com o V. Guimarães. Ambos fizeram passes decisivos para o hat-trick de Pizzi. Mas outros encontros houve em que coincidiram com tentos ou assistências. Na 14.ª jornada, com o SC Braga (6-2), André Almeida apontou um golaço, tal como Grimaldo agitou as redes e ainda assistiu na partida; na 21.ª ronda, nos célebres 10-0 ao Nacional, Grimaldo fez o gosto ao pé, enquanto André Almeida passou para um dos finalizadores.

Benfica-Tondela

Além desse registo, o camisola 34 assistiu nos jogos: Aves, Tondela, Santa Clara e Belenenses SAD; por sua vez, Grimaldo assistiu com Feirense, Rio Ave, Sporting, Moreirense e Tondela, na Luz, e marcou nos dois desafios com Nacional e Boavista.

No Velho Continente há clubes cujos laterais se têm mostrado profícuos na hora de alvejar a baliza contrária ou fazer o passe decisivo para o golo. À cabeça, na perseguição à dupla da formação liderada por Bruno Lage, estão o Liverpool e o Bayern Munique.

Nos ingleses, os flancos estão entregues a Andy Robertson e a Alexander-Arnold, que somam nove e seis assistências, respetivamente, na Premier League, mas têm menos golos. Neste aspeto, apenas o defesa-direito (Alexander-Arnold) festejou e por uma vez; no Bayern, o todo-poderoso da Bundesliga, Kimmich, lateral que também pode jogar a médio-centro, soma 10 passes para golo, mas o companheiro do corredor oposto, David Alaba, só regista duas assistências. No capítulo do golo, ambos têm dois.

Perto estão, igualmente, os laterais do Barcelona. Jordi Alba tem sete passes para golo e uma concretização; Sergi Roberto, que alterna entre defesa e médio-direito, destaca-se pelas seis assistências. Mais longe estão as duplas do Génova (Lazovic, defesa adaptado, e Criscito), do Lyon (Dubois e Kenny Tete) e do Krasnodar (Cristian Ramírez e Petrov).

Grimaldo

Influência dos laterais – top 7 das ligas europeias

BENFICA
Lateral-direito Lateral-esquerdo Participação direta em golos
André Almeida: 8 assistências e 1 golo Grimaldo: 7 assistências e 4 golos 20
BAYERN
Lateral-direito Lateral-esquerdo Participação direta em golos
Kimmich: 10 assistências e 2 golos David Alaba: 2 assistências e 2 golos 16
LIVERPOOL
Lateral-direito Lateral-esquerdo Participação direta em golos
Andy Robertson: 9 assistências Alexander-Arnold: 6 assistências e 1 golo 16
BARCELONA
Lateral-direito Lateral-esquerdo Participação direta em golos
Sergi Roberto: 6 assistências Jordi Alba: 7 assistências e 1 golo 14
GÉNOVA
Lateral-direito Lateral-esquerdo Influência direta em golos
Criscito: 4 assistências e 1 golo Lazovic: 4 assistências e 2 golos 11
LYON
Lateral-direito Lateral-esquerdo Participação direta em golos
Dubois: 5 assistências Kenny Tete: 3 assistências 8
KRASNODAR
Lateral-direito Lateral-esquerdo Participação direta em golos
Petrov: 2 assistências Cristian Ramírez: 3 assistências 5

Desconto Equipamento Principal Adidas Benfica

Texto: Marco Rebelo

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 9 de julho de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas