Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
O jogo de carácter solidário teve lugar no Estádio do Restelo e bateu o recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal.
30 março 2019, 18h03
Equipas do Benfica e do Sporting
Jogo inédito num recinto com bancadas bem compostas para o primeiro Benfica-Sporting entre as duas equipas principais femininas dos dois emblemas maiores da cidade de Lisboa.
Quem também marcou presença foi o líder dos encarnados, Luís Filipe Vieira, tal como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o dirigente máximo da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
Antes do apito final, as jogadoras dos dois conjuntos perfilaram juntas numa fotografia que fica para a posteridade, seguindo-se um minuto de silêncio em memória das vítimas de Moçambique, no fundo a razão por que se realizou a partida.
Arranque do jogo, muito equilíbrio, bola muito disputada a meio campo e sem oportunidades de parte a parte. Depois de uns primeiros cinco minutos com o Sporting a pressionar muito a saída de bola das águias, o Benfica respondeu com outra capacidade para sair em futebol organizado. Nas bancadas, os mais de 15 mil adeptos – novo recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal – respondiam com apoio às duas equipas num ambiente fantástico.
Aos 15’, Darlene ficou muito perto do golo. Excelente trabalho individual da brasileira na área e remate de pronto para bela estirada de Patrícia Morais, guarda-redes do Sporting. Depois, aos 22’, livre direto para o Benfica, Patrícia Morais afastou e na recarga Sílvia Rebelo só não festejou porque a guarda-redes leonina voltou a fazer uma grande estirada.
Desde que o Benfica sacudiu a maior pressão do rival, Patrícia Morais tornou-se protagonista e aos 24’, de novo através de um pontapé de canto, defendeu um novo disparo de Darlene. Aos 29’, o Sporting teve duas flagrantes oportunidades. Incursão de Ana Borges pela direita, Ana Capeta rematou ao poste e na recarga Fátima Pinto, em jeito, atirou à trave.
Nos minutos seguintes, a bola voltou a estar longe das balizas, com a exceção a aparecer aos 44’, com Ana Capeta, na área, a rematar ao lado da baliza de Dani Neuhaus, guardiã das encarnadas. Ao intervalo, o resultado era 0-0.
Antes do início da segunda parte, os patrocinadores de ambas as equipas fizeram donativos à Cruz Vermelha para apoiar Moçambique. Darlene, capitã das águias, apresentou simbolicamente o cheque da Medicare, sponsor da equipa feminina do SL Benfica.
as duas capitãs entregaram um cheque com o valor total de 10 mil euros à Cruz Vermelha.
No reatamento, Carolina Mendes foi lançada em profundidade, mas Dani Neuhaus negou-lhe o golo, aos 47’. Em resposta, o Benfica podia ter inaugurado o marcador. Geyse, num cruzamento-remate, atirou ao poste da baliza leonina.
O Benfica veio melhor dos balneários, teve mais posse de bola, jogou em pressão alta e o Sporting sentiu inúmeras dificuldades na saída com o esférico controlado.
Melhores na partida, as águias estiveram mais perto de serem felizes. Aos 69’, Darlene, com tiro do meio da rua, levou a bola a bater na barra da baliza das verdes e brancas; aos 70’, saída rápida do Benfica para o ataque e Geyse rematou com um estrondo à barra da baliza. Muita sorte para o Sporting nestes dois lances.
Aos 76’ as encarnadas ficaram muito perto do 1-0. Yasmim cobrou um livre direto, Inês Pereira (rendeu Patrícia Morais no reatamento) defendeu e largou o esférico, mas Ana Vitória, na recarga, não conseguiu faturar. Logo de seguida, Geyse trabalhou bem e atirou para Inês Pereira sacudir.
Aos 84’, Tatiana caiu na área em lance com Tayla e a árbitra assinalou grande penalidade a favor do Sporting.
[GOLO: 0-1] Joana Marchão converteu a grande penalidade aos 86’ e inaugurou o marcador do dérbi solidário.
Até final não houve mais golos. O Sporting venceu o primeiro dérbi no feminino (equipas A) por 0-1.
Onze do Benfica: Dani Neuhaus; Daiane, Tayla, Sílvia Rebelo, Yasmim (90'+1', Lara Pintassilgo); Pauleta, Patrícia Llanos (87', Carlota Cristo), Ana Vitória; Evy Pereira (90'+1', Francisca Nazareth), Geyse e Darlene.
Suplentes: Carolina Vilão, Ana Alice, Raquel Infante, Jassie Vasconcelos, Rilany, Carlota Cristo, Lara Pintassilgo, Tita e Francisca Nazareth.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
30 março 2019
Dérbi solidário por Moçambique
Última atualização: 21 de março de 2024