Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica concretizou a décima reviravolta em casa nas provas da UEFA, contornando o Dínamo Zagreb por 3-0 (após prolongamento).
15 março 2019, 00h01
Rúben Dias junta-se ao festejo de Ferro e Jonas após o 2-0
A gestão do plantel do Benfica conduziu o treinador a montar um onze com as novidades Yuri Ribeiro (no lado esquerdo da defesa), Fejsa (no coração do meio-campo, como trinco), Zivkovic (sobre um dos flancos) e ainda Jota (estreia a titular) como parceiro de ataque de Rafa. Portugueses eram sete, quatro da Formação!
Com total controlo dos acontecimentos no Estádio da Luz, o Benfica sentiu, no entanto, dificuldades para provocar espaços e desequilíbrios nos últimos 20 metros do terreno de jogo na primeira vintena de minutos da partida, tendo por diante um adversário que, replicando o que fizera na 1.ª mão, atuou com linhas juntas e dispostas à frente da sua grande área.
Um pontapé de Zivkovic para fora, aos 23', iniciou a alteração do cenário. Volvidos três minutos, foi por muito pouco que um passe de Jota não deixou Rafa isolado sobre o eixo. Aos 38', o Benfica esteve muito perto do golo: Pizzi recuperou a bola, correu para a área, derivou para dentro e disparou para defesa de Livakovic. Rafa, recebendo um passe de Pizzi, também visou o alvo, aos 42', mas o tiro executado à entrada da área foi sustido pelo guardião do conjunto de Zagreb.
O ataque à segunda metade do desafio foi feito com duas alterações na equipa: Yuri Ribeiro e Zivkovic cederam as posições a Grimaldo e Jonas. Os encarnados, com ligações mais mecanizadas em zonas ofensivas, aceleraram a circulação e foram empurrado o Dínamo para a sua grande área. Sempre compacto e bem arrumado, o conjunto croata defendia-se como podia, nem que fosse na base dos chutões para o lado ou para a frente.
FILME DO JOGO
As águias apertaram, pressionaram, desgastaram o oponente e, já com João Félix na vez de Jota (62'), marcaram por intermédio de Jonas (1-0) e igualaram a eliminatória. Pizzi, com um toque de cabeça subtil e preciso na área, calibrou o esférico à medida do pontapé do camisola 10, que acertou nas redes (71'). Foi o primeiro golo do Pistolas com o Manto Sagrado na Liga Europa... e a 18.ª assistência de Pizzi na corrente temporada!
Uma poderosa arrancada de Rafa pela esquerda (76') e dois tiros de Jonas (78' e 79') poderiam ter arrumado o apuramento para os quartos de final da Liga Europa no tempo regulamentar, mas o jogo deslizou mesmo para prolongamento.
Depois de uma tentativa de Gavranovic (92'), Pizzi, no ataque imediato, retaliou e deixou o guarda-redes dos croatas em apuros num remate de meia distância (92'). Um disparo de Jonas deu trabalho a Livakovic e originou a conquista de um canto sobre a esquerda. Estava a desenhar-se o segundo golo das águias... No seguimento do referido canto, a defensiva do Dínamo procurou aliviar de qualquer maneira e a bola ficou ao alcance de Ferro, que se adiantara para apoiar o ataque; o central tocou curto para o lado, viu uma aberta e chutou com força e colocação, assinando o 2-0 (94'). O primeiro golaço da noite (uma estreia para Ferro nas provas da UEFA), o centésimo das águias em 2018/19.
Gojak, em posição aparentemente irregular (não assinalada pela equipa de arbitragem), causou perigo aos 96', mas o ponto final na eliminatória estava reservado para a bota esquerda de Grimaldo, que rubricou o segundo golaço da partida, com um tiro monumental a partir da esquerda (105'), passados dois minutos sobre a expulsão de Stojanovic (viu amarelos pela falta cometida e pelo veemente protesto).
Já na segunda parte do prolongamento, com o Benfica ligado à ideia de ampliar o score e o Dínamo a gastar as energias que tinha em busca de um golo, Atiemwen furou pelo eixo da defensiva encarnada e, com Odysseas por diante, chutou para fora (111'). Antes de se encerrar o jogo, Pizzi, em boa posição, enjeitou a chance de apontar o 4-0.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 18 de novembro de 2024