Futebol

17 fevereiro 2019, 17h18

Gonçalo Ramos

Gonçalo Ramos

SL Benfica e FC Porto empataram, este domingo, a duas bolas, no Caixa Futebol Campus, no arranque da 2.ª fase de apuramento de campeão do Nacional de Juniores.

RESUMO DO JOGO

Entrou o Benfica a todo o gás, a condicionar a saída de bola dos portistas e a beneficiar do primeiro remate do jogo. Livre favorável aos encarnados, aos 2’, com Tiago Dantas a bater, mas a bola saiu por cima da baliza de Meixedo.

Nos primeiros minutos foi o Benfica a mandar no jogo, perante um FC Porto com muitas dificuldades em sair para o ataque. Aos 7 minutos, mais duas oportunidades: primeiro foi Ricardo Matos, na sequência de um canto batido, a atirar de calcanhar à malha lateral da baliza azul e branca; depois foi Ronaldo Camará a rematar com perigo, mas a bola saiu ao lado.

Aos 17’, passou muito perto o 1-0. Após cruzamento perfeito de Nuno Tavares, de pé esquerdo, Gonçalo Ramos voou e cabeceou com a bola a passar muito perto da trave da baliza de Meixedo.

Ronaldo Camará esteve muito perto de inaugurar o marcador aos 26’. Grande cruzamento – mais um – de Nuno Tavares e, no coração da área, Ronaldo Camará, de pé esquerdo, rematou, mas a bola passou ligeiramente ao lado das redes da baliza portista. Esteve à vista o 1-0.

As oportunidades sucediam-se, mas o nulo mantinha-se no marcador. Grande remate de Umaro Emabló, aos 31’, de pé esquerdo, depois de roubar a bola a Tiago Lopes. Passou muito perto do poste esquerdo.

[PENÁLTI] Aos 33', grande penalidade assinalada a favor do Benfica. Pedro Justiniano tocou, com o braço direito, na bola, após tentativa de cruzamento para o coração da grande área.

[GOLO: 1-0] O capitão Tiago Dantas foi chamado a converter, atirou e fez o golo há muito procurado pelos encarnados.

Aos 39', mais uma iniciativa da formação de Luís Nascimento, frente a um FC Porto com dificuldades em reagir ao golo sofrido. Gonçalo Ramos rematou fortíssimo à baliza de Francisco Meixedo, mas o guarda-redes voltou a negar o golo.

[INTERVALO: 1-0] O Benfica saía para o intervalo a vencer pela margem mínima, apesar das várias oportunidades espelhadas nas estatísticas: 11 remates contra apenas 1 dos portistas, 7 cantos contra 1 e 59% de posse de bola para a formação encarnada

RESUMO DA 1.ª PARTE

À semelhança do que já tinha acontecido nos primeiros 45 minutos, o Benfica voltou a entrar muito forte e a ameaçar, desde cedo, a baliza do FC Porto. Aos 49’, Ricardo Matos tentou a sorte, com um remate que acabou por sair à figura do guardião adversário.

[GOLO: 1-1] Os azuis e brancos tentavam correr atrás do prejuízo e Vítor Ferreira – naquela que foi a segunda oportunidade digna de registo do FC Porto –, que entrou no segundo tempo para o lugar de Boris Enow, ganhou o duelo com Carlos Santos e restabeleceu a igualdade.

Numa altura de mais equilíbrio no clássico, Umaro Embaló dispôs de duas oportunidades: primeiro o remate saiu para fora; depois, cabeceou direto para as mãos de Francisco Meixedo.

[GOLO: 1-2] Respondeu o FC Porto e, depois de um lance de perigo para a difícil defesa de Carlos Santos, Vítor Ferreira bisou e assinou a reviravolta no Caixa Futebol Campus. Remate de primeira indefensável para o guardião encarnado.

[PENÁLTI] Acabado de entrar no jogo, Gonçalo Borges cometeu grande penalidade a favor dos encarnados, depois de um corte de bola com o braço.

[GOLO: 2-2] Tiago Dantas foi novamente chamado a converter e igualou as contas. No frente a frente com Meixedo, o capitão do Benfica voltou a levar a melhor.

[FINAL: 2-2] Com mais 4 minutos dados pelo árbitro da partida, Carlos Cabral, ainda saiu mais um canto a favor do Benfica, mas, com Levi Faustino a desviar o perigo da baliza portista, o empate manteve-se até ao final do encontro.

Onze inicial do Benfica: Carlos dos Santos, João Ferreira, Pedro Álvaro, Gonçalo Loureiro, Nuno Tavares, Diogo Capitão (75' Henrique Jocu), Umaro Embaló, Tiago Dantas, Ricardo Matos (77' Rodrigo Conceição), Gonçalo Ramos e Ronaldo Camará (84' Tiago Araújo).

Suplentes não utilizados: João Monteiro, Miguel Nóbrega, Tomás Tavares e Francisco Saldanha.

Na próxima jornada, as jovens águias deslocam-se ao terreno do Leixões SC, numa partida agendada para as 15h00 do dia 23 de fevereiro (sábado).

"Não era o resultado que queríamos nem o que merecíamos"

Luís Nascimento

Luís Nascimento (treinador dos Juniores do Benfica): "Foi um bom jogo de parte a parte. Não era de todo o resultado que queríamos nem o que merecíamos, depois daquela primeira parte fantástica com uma intensidade e qualidade de jogo muito forte, onde o resultado ao intervalo [1-0] acabava por ser escasso. Infelizmente não conseguimos entrar na segunda parte com a mesma intensidade, talvez fruto de uma ou outra facilidade que sentimos durante a primeira parte, e isso custou-nos caro. O FC Porto entrou mais consistente, com um bloco mais baixo, claramente a explorar o erro. Permitimos que o adversário chegasse ao empate e depois à vantagem, no fim tivemos de arriscar. Partimos um pouco a equipa para sermos mais verticais. Chegámos ao empate, terminámos por cima, mas são dois pontos perdidos em face do que fizemos. Agora é pensar já no próximo jogo, quarta-feira, em França [para o play-off da Youth League, frente ao Montpellier]."

"Realçar o espírito e a entrega da nossa equipa, nunca desistimos"

Tiago Dantas 

Tiago Dantas (jogador do Benfica): "A primeira parte foi totalmente nossa, com muita qualidade, entrámos por dentro e por fora com muitas combinações, foi pena a eficácia. Criámos muitas situações de golo e não as concretizámos; fizemos apenas um golo, de penálti, mas merecíamos mais para aquilo que produzimos na primeira parte. No segundo tempo entrámos com menos intensidade, eles foram mais pressionantes, marcaram um golo e depois, num ressalto após bola parada, um jogador fora da área fez um grande golo. Fomos atrás do prejuízo e há que realçar o espírito e a entrega da nossa equipa, nunca desistimos. Isto ainda agora começou, há muitos pontos em disputa e vamos atrás do título."

Gonçalo Ramos

CLASSIFICAÇÃO 2.ª FASE APURAMENTO DE CAMPEÃO
Posição Equipa Jogos Pontos Golos
1.º FC Alverca 1 3 3-0
2.º Sporting 1 3 1-0
3.º FC Porto 1 2-2
4.º SL Benfica  1 2-2
5.º Gil Vicente FC 1 0-0
6.º SC Braga  1 0-0
7.º Leixões SC 0 0-1
8.º CD Tondela  1 0 0-3

Texto: Filipa Fernandes Garcia e João Sanches

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Última atualização: 9 de julho de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas