Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Há mais de oito décadas que um jogador tão jovem não marcava nos dois primeiros encontros entre Benfica e Sporting.
04 fevereiro 2019, 14h18
João Félix
No domingo, no dérbi da 20.ª jornada da Liga NOS, João Félix voltou a escrever o nome na história do futebol português e juntou-se a ilustres como Isaías (1991), João Alves (1979), Eusébio (1963), José Augusto (1960), Santana (1959), Salvador Martins (1954) e José Águas (1951), ao marcar nos dois primeiros encontros com o Sporting. Aliás, desde 2009 que ninguém o fazia, então com o espanhol Reyes a conseguir a proeza.
Mas o avançado de 19 anos foi mais longe e tornou-se mesmo no segundo mais jovem de sempre a assinar remates certeiros nos dois primeiros duelos entre Benfica e Sporting. Com 19 anos, 2 meses e 25 dias, João Félix apenas é batido por Espírito Santo que, também ao serviço dos encarnados, marcou nos dois primeiros dérbis quando tinha 17 anos, 5 meses e 13 dias, de acordo com os dados da plataforma Playmaker Stats.
Falamos de algo que aconteceu há 82 anos!... Para encontrar um português, porém, não precisamos de ir tão longe. Há quatro décadas (1979), João Alves, no segundo dérbi, assinava o único golo do Benfica de John Mortimore, na sequência de uma grande penalidade assinalada aos 52 minutos, depois de ter faturado (e por duas vezes) no primeiro jogo entre os rivais (5-0).
Mas não só de um golo se fez a exibição de João Félix no último dérbi. Para além do tiro certeiro, em três remates (dois enquadrados), o camisola 79 do Benfica ainda completou três das três tentativas de drible e foi sobre ele cometida a grande penalidade que deu o 1-4, depois de ter sido derrubado, de carrinho, por Renan. Mas há mais: só nesta partida sofreu seis faltas, tendo uma delas dado origem ao livre lateral que Pizzi transformaria numa assistência para Rúben Dias (1-3 aos 47').
Sempre à procura da bola, aguentou cargas, viu um golo ser-lhe anulado aos 22’ por falta sobre Wendel e faturou (36') depois de uma anterior boa oportunidade. Na sequência de uma jogada de insistência de Pizzi, rematou de trivela para o encaixe de Renan. Um duelo que ganhou logo a seguir: passe a rasgar de Seferovic, com João Félix, na cara de Renan, a fazer o segundo golo dos encarnados (0-2). Até teve o bis ao alcance, mas atirou por cima da baliza leonina aos 75’.
Em agosto de 2018, numa jornada de casa cheia no Estádio da Luz – 60 486 espectadores –, João Félix saltou do banco e fez história. Apesar de ainda muito jovem (18 anos, 9 meses e 16 dias), marcou, de cabeça, o primeiro golo ao serviço da equipa principal do Benfica: há 41 anos que um jogador tão jovem do Benfica não marcava ao Sporting – em jogos do Campeonato Nacional – na estreia. O último tinha sido Chalana, em 1977, com apenas 17 anos.
Foi este o primeiro golo marcado por João Félix, que, quase seis meses depois, leva um total de seis remates certeiros na competição,cinco como titular – frente a Desportivo das Aves, Rio Ave (2), Boavista e Sporting (fora de casa) – e um como suplente utilizado – na receção ao Sporting. Seis golos num total de 12 jogos (576 minutos) na Liga NOS, onde, dizem as estatísticas, João Félix marca a cada 96 minutos.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica e Liga Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024