04 janeiro 2019, 12h01

Raio-X Rio Ave

Equipa do Rio Ave

Tag icon

O Benfica volta a medir forças com o Rio Ave, desta feita para a Liga NOS. Depois do embate para a Taça da Liga em que as águias triunfaram por 2-1, o novo encontro está agendado para as 17h30 de domingo, no Estádio da Luz.

Após um início de temporada algo auspicioso, com várias vitórias, os vila-condenses averbaram cinco derrotas nos últimos sete desafios, que resultaram nas eliminações da Taça de Portugal, da Taça da Liga e descida na tabela classificativa da Liga NOS.

A partida com o Benfica marca a estreia de Daniel Ramos no banco de suplentes do Rio Ave. O técnico volta à atividade, após passagem pelo Chaves, desta feita em Vila do Conde. Este é o segundo técnico da equipa em 2018/19, depois de José Gomes, que iniciara a época, ter saído para os ingleses do Reading.

Raio-X Rio Ave

Top 5 marcadores (todas as provas)

JOGADOR GOLOS
Vinícius 14
Galeno 7
Gelson Dala 6
João Schmidt 4
Gabrielzinho 3

Desde a partida com os encarnados para a Taça da Liga, em setembro, o Rio Ave disputou 16 jogos. Venceu cinco, empatou quatro e saiu derrotado em sete. Apontou 33 golos e sofreu 30. No total da temporada, já disputou 24 jogos, triunfou em oito, empatou seis e perdeu uma dezena deles. Ainda assim, o saldo de golos é positivo: 46 marcados contra 42 sofridos.

Habitualmente, os nortenhos alinham em 4x3x3, com dois extremos bem abertos em largura e um avançado poderoso na frente (Vinícius). Na última partida, na 15.ª ronda da Liga NOS, Augusto Gama, treinador interino, escolheu o seguinte onze inicial, com vários nomes (identificados a negrito) que ingressaram no início da época no clube: Léo Jardim; Nadjack, Nélson Monte, Buatu, Matheus Reis; Jambor, João Schmidt, Fábio Coentrão; Gabrielzinho, Galeno e Vinícius.

Raio-X Rio Ave

Top 5 assistentes (todas as provas)

JOGADOR PASSES PARA GOLO
Galeno 8
Gelson Dala 6
Diego Lopes 3
Fábio Coentrão 2
Matheus Reis 2

O onze-tipo, com os mais utilizados em 2018/19, também se apresenta em 4x3x3: Léo Jardim; Nadjack, Buatu, Borevkovic, Matheus Reis; Tarantini, João Schmidt, Fábio Coentrão; Galeno, Gabrielzinho e Vinícius.

Para a partida de estreia, Daniel Ramos não poderá contar, devido a lesão, com Borevkovic, Murilo, Tarantini, Nuno Santos, Diego Lopes, Joca e Gelson Dala. Ronan está na fase final da recuperação.

Raio-X Rio Ave

Top 5 rematadores na Liga NOS

JOGADOR REMATES
Galeno 45
Gelson Dala 25
Vinícius 23
João Schmidt 10
Fábio Coentrão 10

O Rio Ave não é a equipa mais rematadora da Liga NOS, mas já mostrou não precisar de muito para fazer mossa no adversário. Tem 162 disparos efetuados (média de 11 por jogo) e regista um acerto de 32% dos remates à baliza contrária. Galeno domina o top, com 45 remates, secundado por Gelson Dala e Vinícius, homens de ataque.

Raio-X Rio Ave

Top 5 cruzamentos na Liga NOS

JOGADOR CRUZAMENTOS
Galeno 35
Matheus Reis 33
Nadjack 18
Fábio Coentrão 14
Jambor 12

Com dois extremos bem abertos – Galeno e Gabrielzinho – o Rio Ave prefere jogar à largura à entrada no último terço do terreno e isso reflete-se nos cruzamentos. Os vila-condenses somam 177 no Campeonato Nacional, com a particularidade de 98 deles saírem da esquerda, onde pontificam Galeno e Matheus Reis.

Raio-X Rio Ave

Top 5 passadores na Liga NOS

JOGADOR PASSES
João Schmidt 752
Borevkovic 624
Buatu 555
Matheus Reis 460
Jambor 453

Privilegiando o futebol ofensivo, com posse de bola e construção desde o sector mais recuado, o Rio Ave é das equipas com maior percentagem de posse de bola (56%). A primeira zona de construção ofensiva é feita pelo corredor central, com futebol apoiado. Não é de estranhar, portanto, o facto de o adversário do Benfica estar em 4.º lugar entre os emblemas com maior número de passes (5763), liderando na percentagem de acerto (84%). Os médios João Schmidt e Jambor são o cérebro da equipa na hora de criar.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Liga Portugal e Facebook Rio Ave

Última atualização: 3 de abril de 2019

Relacionadas