Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O médio do Benfica B está no Clube desde 2015 e renova a ligação por mais quatro temporadas. Alcança “um objetivo”, mas garante que vai “continuar a trabalhar”.
11 dezembro 2017, 17h17
João Félix em ação
“Estou muito feliz, claramente. Era um objetivo que já tinha traçado e agora é continuar a trabalhar para conseguir alcançar mais objetivos”, afirmou, em declarações à BTV.
“Jogo marcante? A estreia na equipa B, que me permitiu ser o jogador mais novo de sempre a estrear-se. Quase que me vinham as lágrimas aos olhos de felicidade. Depois o nervoso miudinho normal nos jovens quando se estreiam com os mais velhos”, revelou o médio-ofensivo, que atuou 7’ nesse desafio da Ledman LigaPro.
Da estreia ao primeiro golo distaram quase cinco meses. A 15 de fevereiro de 2017, João Félix, na cidade que o viu nascer, apontou o único golo da equipa B com o Ac. Viseu.
Por esta altura, o médio ainda era júnior de primeiro ano, mas admite ter sido bem recebido pelo grupo de trabalho liderado por Hélder Cristóvão.
“Com a idade que tinha, sendo júnior de primeiro ano, acolheram-me bem. A partir daí foi mais fácil integrar-me”, sublinhou.
Na época passada deu nas vistas na Youth League e a UEFA considerou-o um dos cinco jovens mais promissores.
“É sempre bom ser reconhecido em Portugal e no mundo. Na época passada fizemos uma grande prestação e só foi pena não termos vencido na final; esta temporada não foi tão boa, mas serviu para aprendermos. Para o ano podemos lá estar outra vez”, disse.
João Félix é internacional Sub-18 e Sub-21 por Portugal, mas até chegar ao Benfica nunca havia representado a equipa das Quinas.
“Quando vim para o Benfica nunca tinha representado nenhuma seleção. Nem no meu primeiro ano o consegui. Só no segundo ano no Benfica é que consegui representar. A partir daí foi sempre a subir e sempre a melhorar”, apontou o jovem que tem jogado em escalões acima da sua idade.
Com 18 anos, o médio já realizou 20 jogos na Ledman LigaPro onde apontou quatro golos, algo que até ao próprio surpreendeu.
“Não estava à espera de estar neste patamar com esta idade. Foi graças ao meu trabalho e dos que me ajudaram. É importante ter os pés assentes na terra, porque tenho uma família que me lembra sempre que quanto mais se sobe, maior é a queda”, reconheceu João Félix, que tem na família uma grande base de apoio: “Acompanham-me para todo o lado, seja em Portugal ou fora. Estiveram na Suíça [Youth League].”
Para além de João Félix, também o irmão Hugo joga no Benfica (Iniciados B). O mais novo destaca-se, ainda, pelas notas na escola.
“Entrou no quadro de mérito do Benfica e vê-se que é bom. Às vezes é difícil porque com a Youth League temos de faltar. É complicado, porque acabamos por faltar a algumas aulas importantes, testes… É difícil repor as aulas. Tenho de fazer um plano de estudo para conciliar as duas coisas”, lamentou.
Com o crescimento precoce, João Félix mudou a sua forma de jogar: “Mais adulto a jogar, muito mais disponível para o jogo.”
Com uma maturidade que vai para além dos 18 anos do Cartão de Cidadão, o jogador da equipa B garante que vai “continuar a trabalhar”.
“A renovação é muito boa, mas o que interessa é dentro de campo, ajudar a equipa a conseguir bons resultados. Não gosto de projetar sonhos elevados porque podem não acontecer. Prefiro ir pouco a pouco”, frisou.
Por fim uma palavra a quem está sempre lá a apoiar: os adeptos do Benfica.
“Muito obrigado pelo apoio que me têm dado ao longo destes anos, principalmente nas redes sociais. Não é fácil responder, mas agradeço agora e vou continuar a fazer o meu trabalho para lhes dar grandes alegrias”, assegurou.
João Félix chegou às águias em 2015/16 e desde aí atuou nos Juvenis, Juniores e Benfica B.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024