Futebol

04 dezembro 2017, 10h58

Renato Sanches festeja o primeiro golo com a camisola do Benfica

Renato Sanches estreou-se a marcar pelo Benfica no dia 4 de dezembro de 2015, há precisamente dois anos, num triunfo por 3-0 diante da Académica, em jogo da Liga NOS, no Estádio da Luz. Promovido da equipa B – onde iniciou a temporada – ao plantel principal, o médio-centro dava então os primeiros passos na alta-roda.

Rui Vitória viu no jovem um talento fora do normal e chamou-o a trabalhar com a equipa principal. Foi-se assumindo aos poucos, fazendo com Pizzi (descaído num flanco) e Fejsa um tridente que se viria a revelar muito importante na conquista do Tricampeonato.

Renato Sanches fizera toda a Formação no Benfica, no Caixa Futebol Campus, onde chegou em 2007/08 proveniente do Águias da Musgueira.

Passou pelos vários escalões de Formação (foi campeão nacional de Iniciados e de Juvenis) até chegar à equipa B. Daí à equipa principal foi um pulo. Depois dos minutos somados ante Tondela, Boavista e Astana (estreia a titular), chegava o primeiro remate certeiro...

Decorria a 12.ª jornada da edição 2015/16 da Liga NOS. Diante da Académica, Renato Sanches recebeu a bola na linha divisória, arrancou a grande velocidade, combinou com Jonas e, a uns bons 30 metros da baliza, descaído para o lado esquerdo, atirou uma bomba que só parou nas redes dos estudantes. Um golaço que seria eleito o melhor da época. "Foi um momento marcante, por ter sido na Luz. Vou guardar esse golo sempre comigo", afirmou então o médio. 

Renato Sanches primeiro golo pelo Benfica

Nessa época Renato Sanches faria mais um golo pelo Benfica, em Guimarães, num triunfo por 0-1. A excelente época rubricada na Luz valeu-lhe a convocatória para o Campeonato da Europa de 2016 realizado em França, onde foi considerado o Melhor Jovem, ajudando Portugal à conquista da competição.

Nessa época, a título individual, venceu o Golden Boy e foi considerado o Jogador Revelação da Liga portuguesa. Em termos coletivos celebrou o Campeonato Nacional e a Taça da Liga pelo Benfica, e o Europeu por Portugal. 

Ainda nesse verão foi transferido para o Bayern de Munique. Uma época depois, os bávaros preferiram emprestá-lo ao Swansea a fim de crescer num ambiente competitivo forte como é a Premier League de forma a prepará-lo para poder assumir o meio-campo do Bayern no futuro.

Renato Sanches

Texto: Marco Rebelo

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol