Basquetebol

28 novembro 2017, 10h28

José Ricardo

Depois de somar a sétima vitória no Campeonato frente à Ovarense, por 83-81, a equipa de Basquetebol tem mais um teste complicado diante da Oliveirense.

Quarta-feira, dia 29 de novembro, o Benfica desloca-se ao Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, para defrontar a equipa local, num encontro em atraso referente à 2.ª jornada do Campeonato. Em causa está a liderança da prova.

Sendo uma das equipas mais regulares da prova nas últimas edições, a Oliveirense afigura-se como um teste de fogo à invencibilidade deste Benfica também pelo que tem feito esta época. Em sete jogos, só por uma vez não somou os dois pontos – perdeu no terreno do CAB Madeira, 98-91.

E é a estatística que comprova o valor desta equipa. Além de ser a formação com mais acerto no momento de procurar o lançamento de três pontos (40% de eficácia), é também a segunda equipa que faz mais pontos por jogo (média de 93). No capítulo da valorização só é superada pelo líder, Benfica. Ingredientes que parecem colocar frente a frente as duas melhores equipas da competição.

José Ricardo

"Os jogadores têm tido uma atitude exemplar a todos os níveis"

“Estamos preparados. Vai ser difícil para eles. É sempre esta a nossa ideia e é sempre assim que preparamos todos os jogos. Tivemos a paragem para a Seleção, tivemos algumas condicionantes, mas já temos o grupo quase todo completo. Vamos encontrar uma equipa que está a fazer um bom basquetebol, uma das equipas com melhores resultados na nossa Liga. Assenta o seu jogo numa defesa pressionante nos bloqueios diretos, faz muitas vezes dois contra um, coloca muito físico em quadra e tem os seus sistemas ofensivos aplicados de forma consistente. Vai ser, com certeza, um bom jogo e bem difícil para a Oliveirense”, anteviu o treinador José Ricardo à BTV.

“Os jogadores têm tido uma atitude exemplar a todos os níveis, quer no trabalho do dia a dia, quer na forma como recuperam de esforços intenso, e isso é visível nos jogos. Sinto que a equipa está a treinar bem e está a ter prazer no que faz, sempre com um sorriso nos lábios. A atitude dos jogadores tem sido extremamente positiva”, revelou o técnico.

Tomás Barroso

"Temos de ser pacientes no ataque"

O base Tomás Barroso também perspetivou a partida e não são esperadas facilidades.

“Quem ganhar passa para o 1.º lugar. Nós queremos manter a liderança e vamos fazer tudo para isso. Vai ser um jogo complicado, no ano passado tivemos três/quatro derrotas com a Oliveirense e esta época a equipa mantém o mesmo registo de jogo. Muito pressionante, muito defensiva, mas também com grande capacidade ofensiva. É uma equipa que se fecha muito e isso causa-nos sempre dificuldades”, explicou o internacional luso.

Como ultrapassar este obstáculo?

“Temos de ser nós próprios, identificar os pontos mais fracos deles, explorá-los e sermos pacientes fundamentalmente no momento de atacar”, revelou.

“Os jogos são todos diferentes. Muito trabalho, talento e a união acrescenta muito ao nível da força e da motivação. Nem sempre é fácil, mas fazemos sempre tudo para ganhar”, concluiu Tomás Barroso à BTV..

Texto: Sónia Antunes e Luís Afonso Guerreiro

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas