Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Treinador da equipa de futebol benfiquista analisa os 14 anos de liderança de Luís Filipe Vieira.
03 novembro 2017, 20h04
Rui Vitória, um dos sete treinadores do Benfica nos 14 anos de presidência de Luís Filipe Vieira, foi contratado no verão de 2015. Já conhecia bem o líder do Clube antes de iniciar funções, mas o trabalho em conjunto deu-lhe diferentes perspetivas sobre o comandante das águias.
“Manter o clube com este nível e com uma marca tão vincada tem de ter um rosto, e esse rosto acaba por ser o presidente Luís Filipe Vieira”, assinalou o treinador do Benfica.
“Se perguntarmos a qualquer treinador, jogador, colaborador que tenha passado por aqui, pensará da mesma forma que eu, que a presença do presidente é muito vincada, sempre muito ligada ao Clube, fazendo com que o Benfica seja uma referência”, afirmou o técnico que ganhou os últimos dois campeonatos e selou o Tetra.
“Quando cá entrei, não só comprovei isto tudo como vivi esta forma de trabalhar e de estar do presidente; vivi toda essa organização e de certa forma também ajudei, com a minha quota parte, a que tudo também pudesse continuar a funcionar”, assumiu Rui Vitória.
Identificar as características que melhor definem Luís Filipe Vieira é uma missão fácil para o treinador.
“É um trunfo que no futebol atual me parece fundamental e que muitas das pessoas que estão ligadas aos Clubes, e fundamentalmente quem está à frente, às vezes não tem”, sublinhou Rui Vitória.
“A segunda, que é tão pessoal e tão característica, é aquilo a que chamamos sensibilidade, o feeling, a tomada de decisão, que muitas vezes, aos olhos da maioria das pessoas, é algo ilógico, mas passado uns tempos constata-se que afinal o presidente tinha razão, o presidente já tinha pensado nisto. Isto é uma astúcia que ele acaba por ter, que tem a ver muito com as características da pessoa e que há quem tenha e quem não tenha”, complementou.
“É um líder muito presente, uma pessoa sempre ligada, com a capacidade de estar em quase todos os departamentos e dominar as valências de cada departamento. Está muito presente, domina todos os assuntos e isso também é uma característica que o distingue”, considerou o treinador.
A respeito de uma obra de 14 anos, Rui Vitória decompõe a avaliação em três áreas. “Uma delas é a das infraestruturas. Quem viu este clube há 10, 14 anos e quem vê hoje, vê uma obra física enorme. Houve a capacidade de reestruturar o Benfica do ponto de vista físico e de o apetrechar com as melhores condições que existem na Europa”, ressaltou.
“Depois, os títulos. Há 14 anos teve de fazer um trabalho de sapa, como se costuma dizer. Sabia que iria dar frutos mais à frente e agora, nos últimos anos, começa a ter esses títulos. Foi uma mudança no que era o habitual do Benfica e esta mudança também tem muito a ver com uma Direção, uma visão do presidente, o trabalho de toda a gente que trabalha com o presidente. Estas duas grandes áreas são aquelas que mais se destacam nestes 14 anos”, apontou o treinador.
Texto: João Sanches e Márcia Dores
Última atualização: 21 de março de 2024