Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Benfica
O 36.º título nacional é o 14.º e último capítulo da história de 14 anos que o Estádio da Luz comemora esta quarta-feira.
25 outubro 2017, 10h37
13 de maio de 2017. Um dia que ficará marcado para sempre na história do país. O Papa Francisco encerrava a sua visita a Fátima, Portugal ganhava pela primeira vez o Festival da Eurovisão da Canção e o Benfica conquistava o quarto título consecutivo, um inédito Tetracampeonato…
Numa convocatória com 21 jogadores – Jardel, Eliseu e Zivkovic ficaram fora das opções finais –, o onze escolhido por Rui Vitória apresentou uma única alteração relativamente à deslocação a Vila do Conde. Salvio foi titular na ala direita em detrimento de Rafa. Mas foi do lado oposto do campo que Cervi abriu o caminho para a vitória, após uma defesa incompleta de Douglas a remate de Jonas (10’). Foi o primeiro momento de explosão de alegria no Estádio da Luz, que recebeu a maior assistência de sempre: 64 591 espectadores.
Estava dado o mote para uma exibição simplesmente fantástica do Benfica, isto perante um adversário que vinha de uma sequência impressionante de triunfos na competição.
O segundo golo não demorou muito a surgir. Raúl aproveitou um pontapé de baliza de Ederson, apanhou a defesa vimaranense desprevenida e cabeceou na direção da baliza para o 2-0. Explosão completa na Luz, com os adeptos a darem início à festa, que viria a ser do título.
Depois apareceu Jonas, primeiro para falhar duas situações claras, mas, à terceira vez que estava isolado, deu para o lado, para Pizzi fazer o 3-0, aos 37'. No entanto, o Pistolas estava só a guardar o melhor para o fim da primeira parte: recuperação de Fejsa na zona defensiva do V. Guimarães, e Jonas a fazer um chapéu a Douglas. O guarda-redes ainda deu um pequeno toque na bola, mas insuficiente para impedir o 4-0.
O título parecia estar entregue, assim como a equipa do Vitória, e Pedro Martins ao intervalo lançou João Aurélio e Raphinha nos lugares de Paolo Hurtado e Hernâni. Mas pouco mudou no conjunto visitante, que viu o Benfica acumular ocasiões de golo na segunda parte, mas que apenas faturou por uma vez, e de grande penalidade. Marega, infantil, empurrou Cervi na grande área, Jorge Sousa viu e apontou para a marca dos 11 metros, de onde Jonas aproveitou para bisar e fazer o 5-0, aos 67'.
O MARQUÊS SAUDOU OS TETRACAMPEÕES
A festa do Benfica Tetracampeão foi longa e terminou em apoteose na Praça do Marquês de Pombal, no centro de Lisboa, com milhares e milhares de adeptos a celebrar junto com a equipa.
Eliseu foi um dos grandes animadores da noite, ele e a mota que o acompanhou desde o balneário da Luz. Andou lá, seguiu para o relvado, onde deu várias voltas ao Estádio, e levou-a no autocarro até ao Marquês.
Mas as celebrações foram mais além. Houve festa um pouco por todo o mundo, sobretudo onde há comunidades de emigrantes… Uma noite inesquecível.
FICHA DE JOGO
Estádio da Luz
13 de maio de 2017
33.ª jornada da Liga NOS 2016/17
64 591 espectadores
Benfica-V. Guimarães, 5-0
Ao intervalo: 4-0
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
SL Benfica: Ederson Moraes, Nélson Semedo, Luisão, Victor Lindelöf, Alex Grimaldo, Ljubomir Fejsa (79’ Samaris), Pizzi, Toto Salvio, Raúl Jiménez, Jonas (87’ André Almeida) e Franco Cervi (72’ Carrillo).
Treinador: Rui Vitória.
Suplentes não utilizados: Júlio César, Filipe Augusto, Kostas Mitroglou e Rafa Silva.
Golos: Cervi (11’), Raúl (16’), Pizzi (37’ e 44’), Jonas (44’ e 67’ g.p.).
Cartões amarelos: Jonas (45’) e Grimaldo (85’).
Cartões vermelhos: nada a assinalar.
Vitória de Guimarães: Douglas; Bruno Gaspar (70’ Tozé), Pedro Henrique, Josué Sá e Ghislain Konan; Rafael Miranda, Bongani Zungu, Hernâni Fortes (46’ João Aurélio) e Paolo Hurtado (46’ Raphinha); Moussa Marega e David Texeira.
Suplentes não utilizados: Miguel Silva, Prince Gouano, Fábio Sturgeon e Rafael Martins.
Treinador: Pedro Martins.
Cartões amarelos: Marega (45’ +1’), Bruno Gaspar (54’) e Tozé (89’).
Cartões vermelhos: nada a assinalar.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024