Futebol

24 outubro 2017, 19h31

Melhor onze Estádio da Luz

A constelação de estrelas que, desde 2003, brilhou no novo Estádio da Luz deixava antever uma escolha complicada para o melhor onze de sempre – e respetivo banco de suplentes – da Nova Catedral.

Baseado num critério assente nos vencedores e nomeados ao prémio Bola de Ouro, o Site Oficial do Benfica escolheu um onze com craques de ontem e de hoje, que se notabilizaram pelas respetivas seleções e clubes. Num momento em que se recorda os 14 anos do estádio do Benfica, traz-se à tona os nomes maiores que aqui espalharam magia.

Comecemos pelo Melhor do Mundo de 2017… Cristiano Ronaldo repetiu a conquista de 2016 e igualou Messi com cinco Bolas de Ouro. O português, que se estreou na nova Luz pelo Manchester United, transferiu-se para a capital espanhola em 2009. Desde aí, pelo clube, só regressou ao estádio do Benfica para jogar – e ganhar – a final da Champions, em 2014, encontro onde estiveram Sergio Ramos e Marcelo, igualmente merecedores de constar no onze. De permeio efetuou várias partidas pela Seleção Nacional, a última das quais ante a Suíça de Seferovic.

Ronaldo no Estádio da Luz

Há largas épocas na Juventus, Buffon foi à Luz em 2005/06 e em 2013/14. Venceu na primeira, perdeu na segunda, mas por certo que gostaria de alterar os resultados. Levou a melhor num jogo de apresentação aos Sócios e ficou pelo caminho na meia-final da Liga Europa, cuja final foi disputada no atual estádio dos bianconero. Tal como Buffon, também o compatriota Cannavaro esteve no jogo de apresentação aos Sócios.

Em paralelo com Buffon e Cannavaro estão Messi e Xavi. Jogaram em Lisboa pelo Barcelona ante o Benfica, em 2012/13, para a Liga dos Campeões. O argentino e o espanhol foram titulares com a curiosidade do astro argentino ter ficado em branco.

Messi Estádio da Luz

Pirlo e Kaká coabitaram no Milan nos primeiros anos do século XXI. O italiano marcou inclusive na primeira visita, em 2007/08, na Champions, partida em que o brasileiro também atuou. Pirlo regressaria na Eusébio Cup de 2009/10; Kaká na edição de 2012/13, mas pelo Real Madrid.

Pelo Barcelona e pelo Milan. Assim foi a passagem de Ronaldinho no Estádio da Luz. Jogou pelos culés em 2005/06 (Champions) e pelos rossoneri em 2009/10 (Eusébio Cup). Em ambos os casos viu-se pouco do seu inegável talento.

Terminar como se começou… por um português! Luís Figo marcou presença na primeira edição da Eusébio Cup pelo Inter de Milão, mas estreara-se no recinto Benfiquista aquando do Euro 2004.

E que banco!

O banco de suplentes escolhido pelo Site Oficial do Benfica é, também ele, recheado de estrelas. Que clube não gostaria de contar ou ter contado nas suas fileiras com nomes como Neuer, Lahm, Nedved, Giggs, Iniesta, Thierry Henry e Ibrahimovic?

Nomes incontornáveis do futebol, que permaneceram no Hall of Fame e que escreveram, em letras maiúsculas, uma parte da história do desporto-rei. Uma equipa de luxo!

A escolha do Site Oficial do Benfica:

Guarda-redes: Buffon;

Defesas: Sergio Ramos, Cannavaro e Marcelo;

Médios: Xavi, Pirlo, Kaká, Figo e Ronaldinho;

Avançados: Messi e Cristiano Ronaldo.

Banco de suplentes: Neuer, Lahm, Nedved, Giggs, Iniesta, Thierry Henry e Ibrahimovic.

Restante plantel: Ribéry, Nistelrooy, Rooney, Henry, Drogba, Ibrahimovic, Fàbregas, Totti, Torres, Gerrard, Lampard, Terry, Benzema, Diego, Maicon, Yaya Touré, Sneijder, Abidal, Piqué, Eto’o, Dani Alves, Muller, Busquets, Sergio Ramos, Xavi, Van Persie, Lahm, Thiago Silva, Pogba, Di María, Bale, Alexis Sanchez, Vidal, Kroos, Griezmann, Aubameyang, Aguero, Godin, Higuaín, Oblak, De Gea, Hummels e Lewandowski.

Texto: Marco Rebelo

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas