Futebol

22 setembro 2017, 12h17

Na data em que o Centro de Formação e Treino comemora 11 anos, elaborámos um onze composto por atletas que não precisaram de nascer mais do que uma vez para deixarem a sua marca nos principais campeonatos da Europa.

Em 11 anos, o Caixa Futebol Campus foi o lar de muitos jovens que trabalharam arduamente para terem a sua sorte numa realidade de exigência máxima e em que a percentagem daqueles que vingam é manifestamente baixa. O jornal O Benfica escolheu onze jogadores que, com maior ou menor influência na equipa principal dos encarnados, conseguiram despertar a atenção dos melhores clubes da Europa.

Devido aos valores envolvidos nas suas transferências, é provável que Ederson, Lindelöf, Renato Sanches e Gonçalo Guedes tenham sido as mais mediáticas. No entanto, é impreterível referir os casos de João Cancelo, Bernardo Silva ou André Gomes, que atualmente militam em três dos maiores colossos do Velho Continente (Inter de Milão, Manchester City e Barcelona, respetivamente).

Outros, como Roderick Miranda, Ivan Cavaleiro, Nélson Oliveira e Pedro Rebocho, foram paulatinamente trilhando os seus caminhos longe dos holofotes, mas são hoje referências nas suas formações, os três primeiros no Championship e o último na Ligue 1.

Onze: Ederson (24 anos) Man. City; João Cancelo (23 anos) Inter, Roderick Miranda, (26 anos) Wolverhampton, Victor Lindelof (23 anos) Man. United, Pedro Rebocho (22 anos) Guingamp, André Gomes (24 anos) Barcelona, Renato Sanches (20 anos) Swansea, Gonçalo Guedes (20 anos) Valência, Bernardo Silva, (23 anos) Man. City, Ivan Cavaleiro (23 anos) Wolverhampton e Nélson Oliveira (26 anos) Norwich City.

Texto: Luís Afonso Guerreiro

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol