Futebol

03 maio 2018, 12h35

Rafa

Rafa

SL Benfica e Sporting defrontam-se no Estádio José Alvalade no sábado, dia 5 de maio, em jogo da 33.ª jornada da Liga NOS. O mais antigo dérbi de Portugal disputa-se há precisamente 110 anos – desde 1908 – e, se levarmos em conta apenas jogos do Campeonato Nacional, este será o 84.º em casa dos leões.

Mas vamos aos números e aos factos… Em 83 viagens até ao outro lado da 2.ª Circular, o Benfica regressou à Luz com 31 vitórias e 20 empates. Posto de outra forma, regressou a casa com pontos em 51 ocasiões, ou seja, em 61,5% dos duelos no reduto do rival.

Desde 2004, ano da nova era do Estádio José Alvalade, mais de uma década ficou para trás com números, memórias e golos que contam a história dos mais de 10 anos de Benfica no novo recinto leonino.

Em jogos para o Campeonato, Sporting e Benfica defrontam-se no novo palco de Alvalade desde o dia 2 de maio de 2004, há precisamente 14 anos. Neste período, o Benfica foi insuperável em 10 jogos da principal prova nacional, com cinco vitórias e cinco empates.

Geovanni

No primeiro jogo no novo Alvalade, o Sporting era treinado por Fernando Santos e o Benfica por José Antonio Camacho. Um golaço do brasileiro Geovanni (88’) decidiu o duelo, abrindo caminho para o acesso dos encarnados à Liga dos Campeões. Ricardo bem se esticou, mas de nada adiantaria… o potente remate, feito a mais de 25 metros da baliza verde e branca, levava já o selo de golo.

Desde que se iniciou a viragem para o século XXI, o Benfica já visitou Alvalade 18 vezes. Mostrou-se invencível em 13 ocasiões: 7 vitórias e 6 empates.

Sabry

Em 6 de maio de 2000, na penúltima jornada do Campeonato Nacional, o velho Alvalade vestiu-se de verde branco com o objetivo de fazer a festa do título, naquele que foi também o último dérbi do segundo milénio e do século XX. Só que Sabry não colaborou. O cronómetro marcava 88 minutos quando, na transformação de um livre direto, o egípcio do Benfica bateu Peter Schmeichel, estragando a festa dos leões.

Duas épocas depois, a história foi parecida. O mesmo cenário, Estádio José Alvalade, o mesmo desfecho genérico. Faltavam três jornadas para terminar o campeonato 2001/02 quando o Benfica atrasou – mais uma vez – a coroação dos leões, com um golo de Edgaras Jankauskas, aos 73’. O máximo que o Sporting conseguiu foi não perder, com um golo de penálti de Mário Jardel, aos 89’.

Nos últimos cinco jogos do Benfica em Alvalade, os encarnados arrecadaram 9 pontos em 15 possíveis. Pontuaram sempre, com duas vitórias e três empates.

Alias, na era de Rui Vitória, a formação encarnada nunca perdeu em Alvalade (ganhou um jogo e empatou outro). Foi a 5 de março de 2016 o primeiro dérbi fora de casa com o atual técnico na liderança do plantel do Benfica. No jogo da 25.ª jornada, graças a um golo do grego Kostas Mitroglou, logo aos 20’, o Bicampeão Nacional conquistou a liderança isolada do Campeonato Nacional, com mais dois pontos do que os leões, num ano que viria a ser o do Tricampeonato.

Em 2016/17, Lindelof, na execução de um livre direto, sentenciou o 1-1, resultado que, frente a um adversário direto na compita pelo título nacional, teve a sua relevância na campanha que terminaria com a conquista do Tetracampeonato.

No sábado há nova deslocação ao terreno do Sporting, num dérbi importante para as contas da Liga NOS, que caminha a passos largos para o final. O jogo da 33.ª jornada tem o pontapé de saída marcado para as 20h30 e os bilhetes estão à venda.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas