Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Só nos últimos cinco jogos em Alvalade, os encarnados arrecadaram 9 pontos em 15 possíveis, fruto de duas vitórias e três empates.
03 maio 2018, 12h35
Rafa
Mas vamos aos números e aos factos… Em 83 viagens até ao outro lado da 2.ª Circular, o Benfica regressou à Luz com 31 vitórias e 20 empates. Posto de outra forma, regressou a casa com pontos em 51 ocasiões, ou seja, em 61,5% dos duelos no reduto do rival.
Desde 2004, ano da nova era do Estádio José Alvalade, mais de uma década ficou para trás com números, memórias e golos que contam a história dos mais de 10 anos de Benfica no novo recinto leonino.
Em jogos para o Campeonato, Sporting e Benfica defrontam-se no novo palco de Alvalade desde o dia 2 de maio de 2004, há precisamente 14 anos. Neste período, o Benfica foi insuperável em 10 jogos da principal prova nacional, com cinco vitórias e cinco empates.
No primeiro jogo no novo Alvalade, o Sporting era treinado por Fernando Santos e o Benfica por José Antonio Camacho. Um golaço do brasileiro Geovanni (88’) decidiu o duelo, abrindo caminho para o acesso dos encarnados à Liga dos Campeões. Ricardo bem se esticou, mas de nada adiantaria… o potente remate, feito a mais de 25 metros da baliza verde e branca, levava já o selo de golo.
Em 6 de maio de 2000, na penúltima jornada do Campeonato Nacional, o velho Alvalade vestiu-se de verde branco com o objetivo de fazer a festa do título, naquele que foi também o último dérbi do segundo milénio e do século XX. Só que Sabry não colaborou. O cronómetro marcava 88 minutos quando, na transformação de um livre direto, o egípcio do Benfica bateu Peter Schmeichel, estragando a festa dos leões.
Duas épocas depois, a história foi parecida. O mesmo cenário, Estádio José Alvalade, o mesmo desfecho genérico. Faltavam três jornadas para terminar o campeonato 2001/02 quando o Benfica atrasou – mais uma vez – a coroação dos leões, com um golo de Edgaras Jankauskas, aos 73’. O máximo que o Sporting conseguiu foi não perder, com um golo de penálti de Mário Jardel, aos 89’.
Alias, na era de Rui Vitória, a formação encarnada nunca perdeu em Alvalade (ganhou um jogo e empatou outro). Foi a 5 de março de 2016 o primeiro dérbi fora de casa com o atual técnico na liderança do plantel do Benfica. No jogo da 25.ª jornada, graças a um golo do grego Kostas Mitroglou, logo aos 20’, o Bicampeão Nacional conquistou a liderança isolada do Campeonato Nacional, com mais dois pontos do que os leões, num ano que viria a ser o do Tricampeonato.
Em 2016/17, Lindelof, na execução de um livre direto, sentenciou o 1-1, resultado que, frente a um adversário direto na compita pelo título nacional, teve a sua relevância na campanha que terminaria com a conquista do Tetracampeonato.
No sábado há nova deslocação ao terreno do Sporting, num dérbi importante para as contas da Liga NOS, que caminha a passos largos para o final. O jogo da 33.ª jornada tem o pontapé de saída marcado para as 20h30 e os bilhetes estão à venda.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024