Futebol

21 março 2018, 12h59

Raúl Jiménez

Raúl a festejar

A equipa do Benfica é a que tem mais jogadores a marcar e a fazer assistências para golos no mesmo jogo na Liga NOS. Raúl fez isso mesmo na mais recente vitória das águias, mas neste particular o líder chama-se Jonas, o goleador da prova, com seis jogos a faturar e a oferecer.

Jonas

A fazer uma segunda volta notável (é a equipa mais pontuada neste turno), o Benfica está a dois pontos da liderança, depende só de si para renovar o título de Campeão, é a formação mais goleadora da Liga NOS, com 71 tentos, e é, ainda, a que tem mais jogadores com influência direta no resultado no mesmo jogo.

A importância do coletivo, as dinâmicas da equipa e o facto de todos contarem no processo de jogo são algumas das ideias já várias vezes elencadas por Rui Vitória e que têm, também nesta estatística, sustento de prova. A Liga NOS é uma maratona, há várias contingências ao longo do tempo e o papel de cada um não se esgota numa só tarefa. O futebol moderno é isto e os jogadores do Benfica, ao participarem diretamente no resultado de um jogo com golos e assistências, interpretam-no na perfeição.

E esse caminho começou logo na 1.ª jornada, com o SC Braga. Logo aí, Jonas assistiu Seferovic para o primeiro das águias e ainda foi a tempo de fazer o gosto ao pé. Estava dado o mote para o que aconteceria em mais cinco jogos (Belenenses, V. Setúbal e Rio Ave na Luz, V. Guimarães e Moreirense fora). Aliás, neste particular ninguém se aproxima do melhor marcador do campeonato. Os que o perseguem têm golos e assistências em metade dos jogos (Marega e Nakajima).

Nas águias seguem-se três jogadores que assistiram e marcaram em dois jogos: Salvio (Estoril e Tondela), Pizzi (Tondela e Rio Ave) e Jardel (Rio Ave e Boavista). A estes juntam-se André Almeida, Zivkovic e Raúl, que passou a fazer parte desta lista na partida com o Feirense. Saiu do banco, inaugurou o marcador poucos segundos depois e assistiu Rafa para o 0-2 final.

O mais direto perseguidor é o FC Porto, com 12 jogos em que os seus futebolistas marcam e assistem no mesmo encontro. Curiosamente, o pódio não encerra com o Sporting (jogadores marcam e assistem em cinco ocasiões), mas sim com duas formações do Alto Minho: SC Braga e V. Guimarães, ambas com sete. Uma palavra ao Portimonense, que coloca seis jogadores nesta estatística.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol