Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
21 março 2018, 18h13
Galardões Cosme Damião
Estão entregues todos os prémios da noite e ouve-se, agora, o Hino do Sport Lisboa e Benfica.
São chamados chamado ao palco o capitão da equipa principal de Futebol, Luisão, e o técnico Rui Vitória.
Desde 1904 muitos o tinham tentado, estivemos ao longo da nossa gloriosa vida várias vezes perto de o alcançar, mas foi em maio de 2017 que o Tetracampeonato chegou finalmente a ser festejado de forma vibrante em tons de vermelho e branco. “Não sou o pai do Tetra. O pai do Tetra é o Benfica e todos vós”, gritou bem alto o presidente Luís Filipe Vieira no topo do Marquês de Pombal, o epicentro de uma festa que se estendeu por todo o Mundo. A conquista imaculada ficou bem patente na forma como a equipa do Sport Lisboa e Benfica foi deixando os adversários para trás, assumindo a liderança logo à quinta jornada para nunca mais deixar o primeiro lugar do pódio. “É rumo ao Penta”, pedem os adeptos; é rumo ao Penta, acreditamos todos nós.
É chamado ao palco Luís Filipe Vieira.
"Todos juntos rumo ao Penta!", reforçou o presidente do Sport Lisboa e Benfica.
Para entregar o próximo prémio é chamado ao palco o vice-presidente Alcino António.
Em maio de 2017, Nené completou 50 anos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Começou na equipa principal em 1968, jogando primeiro a extremo-direito e depois a ponta-de-lança. Goleador exímio, ainda hoje é o jogador com mais jogos com a camisola do Benfica: 805! Continua ao serviço do Clube, onde atualmente exerce as funções de Diretor das Relações Externas do futebol de Formação.
Para receber o galardão é chamado ao palco Nené, visivelmente emocionado.
"Estou um bocado emocionado, é normal que algumas palavras não saiam. Estou no Benfica desde os 16 anos. Sempre foi a minha casa, o clube de coração, um clube que me aceitou bem e em que vivi momentos inesquecíveis. (…) O bom profissional ou bom dirigente do Benfica é aquele que trabalha até ao fim, que a cada dia de trabalho pensa que tem mais alguma coisa para fazer e não sai do seu sítio porque não está feito aquilo que se costuma fazer. Com os atletas acontece a mesma coisa. (…)"
"Um agradecimento especial ao nosso amigo presidente Luís Filipe Vieira, porque tem sido, como todos nós sabemos, o grande mentor deste bom momento do Benfica nos últimos anos. Esperemos que possamos ir para o Marquês de Pombal festejar o Penta, porque seria mais uma grande alegria para nós, benfiquistas."
Momento musical com Ana Bacalhau.
E não há vitórias e títulos sem grandes treinadores. São eles os próximos premiados com o galardão Cosme Damião Treinador do Ano.
Seis títulos em duas temporadas e ainda uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças. Dois anos no Benfica, dois Campeonatos conquistados…
Para receber o galardão é chamado ao palco Rui Vitória.
“Boa noite a todos. Esta é sempre a minha palavra quando entro nas conferências de Imprensa, e aqui não podia passar sem ela. Primeiro, naturalmente, quero dar os meus parabéns a todos os nomeados. Este prémio seria muito bem entregue a cada um deles, muito mérito nos trabalhos que foram feitos, e também a todos aqueles treinadores que, não atingindo os êxitos ou vitórias, têm feito trabalhos fantásticos em prol do Benfica. Apetece-me, nesta altura, e quando começo a ouvir os acordes do meu amigo do maestro Nuno Feist e todas estas manifestações de Benfiquismo, dar os parabéns a todos aqueles que trabalham em prol do Benfica nas várias áreas da nossa sociedade que levam e elevam o nome do Benfica por esse Mundo fora e isso é motivo para todos nós ficarmos satisfeitos."
"Este prémio, é certo que é uma verdade de La Palisse, não é meu em exclusivo, naturalmente. Este prémio é, fundamentalmente, de todos os jogadores que tenho aqui à minha frente. Eles é que são, no fundo, os vencedores, eles é que ganham os jogos, eles é que representam o Benfica da melhor maneira, eles é que levam o nome do Benfica a toda parte do Mundo e têm representado tão bem nestes últimos anos. Primeiramente para eles, porque não há treinadores se não houver jogadores. Depois, à minha equipa técnica, de enorme qualidade, que muito me tem ajudado em todo este percurso, e, portanto, o meu agradecimento.”
O próximo galardão é atribuído ao Futebolista do Ano. E para entregar esse prémio é chamado ao palco o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira.
“O Benfica é tudo o que um jogador de futebol pode desejar. Com uma organização sem paralelo, uma torcida apaixonante, um estádio fantástico… enfim, jogar aqui é como tocar no céu”, disse Jonas no final da época passada. Chegou à Luz em 2014/15 para trazer alegria a todos os benfiquistas, sendo a sua veia goleadora alvo de rasgados elogios. Pulverizando recordes desde que chegou à Luz, o atual camisola 10 sagrou-se o melhor marcador em Portugal, em 2015/16. Foram muitos e para todos os gostos: de cabeça, de penálti, de pé direito ou de pé esquerdo…
Jonas é chamado ao palco e faz questão de subir com todos os companheiros de equipa.
"Boa noite a todos. Confesso que falar aqui é difícil. Fiz questão de chamar todos os meus companheiros para estarem aqui neste momento. Primeiro quero agradecer a Deus por tudo o que estou vivendo no clube. Ter estes companheiros todos os dias no Seixal, nos jogos, fora de campo… Esta amizade faz-me uma pessoa ainda mais feliz. Não estaria a ganhar prémios sem vocês. Acordo com uma ambição e com uma alegria inexplicável de partilhar os treinos com todos. Nem nos meus maiores sonhos imaginava o que estou a passar neste clube. Agradeço a todos de coração, a todo o staff e em especial a vocês, meus companheiros. Boa noite. E viva o Benfica!"
O próximo galardão destina-se ao Parceiro do ano de 2017, e para o entregar é chamado ao palco o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, João Costa Quinta.
Em 2015, a NOS acordou a compra dos direitos sobre os jogos do Sport Lisboa e Benfica e de distribuição da BTV, num contrato inicial de três anos, que entrou em vigor a partir de 2016/2017. Já esta época, a continuidade da excelente relação da NOS com o Benfica manifesta-se na assinatura de um novo protocolo, concedendo à NOS o estatuto de “Official Communication Partner” e cimentando cada vez mais a sua uma relação institucional com o nosso clube.
Para receber o galardão sobe ao palco Ana Paula Marques, administradora executiva da NOS.
“Esta é uma noite de celebração! Dar os parabéns ao Sport Lisboa e Benfica, dirigentes, atletas, profissionais e adeptos, por uma História de 114 anos de amor à camisola! Quero agradecer em nome da NOS o reconhecimento desta parceria, temos feito um caminho de aposta no futebol português, promovendo valores universais de união, fair-play e competição saudável. Deixo aqui o compromisso de continuamos fortemente empenhado em criar uma experiência de futebol mais rica, colocando a tecnologia ao serviço deste desporto de eleição dos portugueses.”
E para entregar o Galardão Mérito e Dedicação é chamado ao palco Duque Vieira, vice-presidente da Assembleia Geral.
O vencedor do Galardão Mérito e Dedicação, além de advogado, era também compositor de músicas para teatro de revista. Tornou-se sócio do Benfica aos 13 anos, em 1924, e foi eleito pela primeira vez para dirigente do clube em 1948. Foi também diretor do Jornal O Benfica, e é até hoje o responsável por mais edições, ao todo 819! Em 1953, tornou-se imortal para todos nós, quando escreveu a letra e a música “Ser Benfiquista”.
Para receber o galardão chama-se ao palco a neta de Paulino Gomes Júnior, Marina Paulino Gomes Monteiro.
“É um privilégio e uma honra, ser neta de quem sou, é um privilégio e uma honra receber esta distinção em nome da família. Ele merece este galardão. Muito obrigada à Direção do Sport Lisboa e Benfica.”
E para entregar o próximo Galardão (Atleta de Alta Competição) é chamado ao palco o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Sílvio Cervan.
No mundial de Hóquei de 2016, foi considerada a melhor jogadora da competição, vencendo a medalha de Ouro! Com a camisola do Benfica, já conquistou uma Liga Europeia, 3 campeonatos nacionais, 3 taças de Portugal e 3 supertaças!
Para receber o galardão é chamada ao palco a hoquista Marlene Sousa.
“Quero felicitar todos os nomeados! É uma honra estar a concorrer com estes nomes é inexplicável, não tenho palavras! Sinto um orgulho temendo, é o reconhecimento do que gosto mais de fazer, jogar Hóquei em Patins. Quero agradecer ao Benfica, ao presidente Luis Filipe Vieira, que permite que os nossos êxitos sejam uma certeza e não apenas uma miragem. Ao Domingos Almeida Lima, por todo o apoio, e ao Tiago Pinto, que apesar de estar em outras funções, está sempre connosco. Um obrigada à Rita Martins, uma referência como atleta e agora também nas novas funções de team manager. Ao presidente da Secção, Meireles, por nos considerar sempre as suas meninas. Obrigada à minha equipa, à equipa técnica, ao treinador Paulo Almeida por tudo o que me tem ensinado nos últimos anos. Este prémio é de todos!”
Mais um momento musical. No palco, uma performance de bailarinos e atletas de Parkour real/virtual.
E para entregar o Galardão Casas do Benfica é chamado ao palco Jorge Arrais, secretário da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica.
A expansão do nome do Benfica também se deve às suas Casas. Em Portugal, são 261, espalhadas por todo o país. E no resto do mundo, em cinco continentes, são 48 as Casas que levam o nome do Benfica pelo planeta fora, de África à América do Norte, da América do Sul à Ásia. Em cada casa do Benfica no mundo fala-se português, tornando o nosso clube um dos principais embaixadores da nossa cultura e da nossa identidade.
Recebe o galardão Avelino Almeida, presidente da casa do Benfica de Algueirão – Mem Martins.
“Quero agradecer a toda a estrutura do Sport Lisboa e Benfica que nos facultou este prémio e todo apoio que dão a esta Casa e a todas as outras. Benfiquistas, nas casas do SLB têm as mesmas regalias que no Estádio, por exemplo ao nível de Bilhética. É um orgulho representar o Benfica. Obrigado a todos."
E para entregar o Galardão Modalidade é chamado ao palco o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima.
Durante a época de 2016/17, houve uma equipa do Sport Lisboa e Benfica que conquistou um Triplete. A equipa de Futsal feminino venceu a época passada o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça. A essas saborosas vitórias, juntou ainda a Taça de Honra da APL. Foi uma época inesquecível, marcada por muitas vitórias e apenas duas derrotas. No jogo do título as nossas meninas golearam o Golpilheira por 11-0. E pelos vistos, a vontade de vencer não se extinguiu e, já esta época, a equipa de Futsal feminino conquistou também a Supertaça em 2017 e Taça de Honra da APL.
Para receber o galardão sobe ao palco a futsalista Inês Fernandes.
“É um orgulho tremendo estar aqui, como atleta e adepta! Uma palavra a todos os outros nomeados que, com devoção e glória, representaram o Clube como nós. Quero agradecer a toda estrutura do Benfica, pela forte e sustentada aposta. Fizemos o que mais ninguém conseguiu em 2017 e somos a equipa com mais títulos em Portugal. Este ano queremos fazer o mesmo! À minha equipa, a todo o staff, é um orgulho tremendo ser a vossa capitã. Um beijinho especial ao Domingos Almeida Lima, Armindo Cordeiro, Alípio Matos, Salvador, Rita Martins. Rumo ao Penta, meu Benfica.”
É chamado ao palco Álvaro Dâmaso, presidente da mesa da Assembleia Geral da Benfica Futebol SAD, para entregar o Galardão Inovação.
A Kick Up Sports Innovation é uma plataforma de inovação para apoiar a próxima geração de start-ups da indústria do desporto. Em parceria com o Sport Lisboa e Benfica, desenvolveu um programa onde muitas start-ups tiveram a oportunidade de criar, executar e validar o seu modelo de negócio. Foi num espaço dentro do Museu Benfica - Cosme Damião que as startups testaram soluções relacionadas com os seus recursos humanos, infraestruturas e eventos.
Para receber o Galardão Inovação sobe ao palco João Cunha.
“Duas notas de agradecimento: primeiro ao Benfica, em particular, ao Domingos Soares de Oliveira. Apresentar uma proposta a um clube como o Benfica é automaticamente uma aposta ganha. A todos os que estiveram envolvidos neste projeto, um muito obrigado."
Primeiro momento musical da noite. Sobem ao palco os Benfiquistas João Gil e Carlão. “125 Azul”, dos Trovante, foi o tema escolhido.
É chamado ao palco José Eduardo Moniz, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, para entregar o Galardão Formação.
Para receber o galardão é chamado ao palco o técnico Luís Nascimento.
Em 2016/17, a equipa de iniciados A do Benfica distinguiu-se com a conquista do Campeonato Nacional, pelo segundo ano consecutivo. O Sporting terminou as duas primeiras fases no 1.º lugar, mas na terceira e última fase da prova, os jovens encarnados venceram todos os 10 jogos. Na penúltima jornada os benfiquistas, que apenas necessitavam de um ponto para se sagrarem campeões, defrontaram a equipa leonina. Depois do triunfo por 3-1, festejaram o título, com um total de 30 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas, somando 142 golos marcados e apenas 19 sofridos.
“É uma honra estar aqui em representação do Futebol Formação do Benfica, em particular dos Iniciados. Muito obrigado a todos os Sócios e Simpatizantes do Clube que votaram na nossa equipa e que permitiram esta vitória. Quero realçar o trabalho, a caminhada da nossa equipa, fruto do trabalho de muitos profissionais ao longo de muitos anos. Uma palavra a todos os jogadores que têm trabalhado connosco nos últimos anos. Resta esperar que continuem a trabalhar, aprender e evoluir para que um dia possamos ver alguns deles na equipa principal."
Para entregar o Galardão Carreira o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Fernando Tavares.
Para receber o galardão é chamado ao palco Vasco Vasconcelos.
Com apenas 17 anos, ingressou na primeira categoria do andebol do Benfica. Foi uma carreira de luxo, 20 anos ao serviço do Benfica e da Seleção Nacional. Distinguiu-se por ser um praticante exímio de andebol, ao serviço do Benfica e de Portugal. Marcava livres de 7 metros como ninguém e entrou para a história como o melhor ponta-esquerda de sempre!
O vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, João Varandas Fernandes, vai revelar o primeiro vencedor da noite…
Para receber o galardão é chamado ao palco o irmão do central, Ivan Dias.
A 16 de setembro de 2017, estreou-se na Equipa Principal com apenas 20 anos, sendo esta uma carreira que está apenas no início. Formado no Caixa Futebol Campus, Rúben Dias foi Campeão Nacional de Iniciados e Juvenis. Na época 2016/17, além de jogar na equipa B, capitaneou o onze que chegou à final da UEFA Youth League.
“Espero recuperar da melhor maneira para ajudar a equipa. Obrigado a todos”, disse Rúben Dias numa mensagem de vídeo.
Esta noite, premeiam-se aqueles que mais se destacaram no ano de 2017.
Arranca a Gala Benfica Cosme Damião 2018, com apresentação de Cláudia Vieira e Luís Costa Branco.
Por altura do 114.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica – fundado a 28 de fevereiro de 1904 –, premeia-se quem mais se evidenciou durante um ano recheado de conquistas. São, ao todo, 29 os nomeados distribuídos por seis categorias: Revelação, Formação, Modalidade, Atleta de Alta Competição, Treinador do Ano e Futebolista do Ano.
NOMEADOS POR CATEGORIA
Prémio Revelação
Aljaz Slutej (Basquetebol)
Ana Sofia "Fifó" (Futsal)
Francisco Pereira (Andebol)
Rúben Dias (Futebol)
Vasco Vilaça (Triatlo)
Prémio Formação
Basquetebol (Sub-14)
Equipa Júnior Masculina de Atletismo
Futsal (Sub-20)
Hóquei em Patins (Juniores)
Iniciados A (Sub-15)
Prémio Modalidade
Triatlo
Basquetebol
Equipa Júnior Masculina de Atletismo
Futsal Feminino
Hóquei em Patins Feminino
Voleibol
Prémio Atleta de Alta Competição
Carlos Morais (Basquetebol)
João Pereira (Triatlo)
Jordi Adroher (Hóquei em Patins)
Marlene Sousa (Hóquei em Patins)
Zelão (Voleibol)
Prémio Treinador do Ano
Carlos Lisboa (Basquetebol)
Cláudio Moreira (Futsal Sub-20)
José Jardim (Voleibol)
Paulo Almeida (Hóquei em Patins Feminino)
Rui Vitória (Futebol)
Prémio Futebolista
Eduardo Antonio Salvio
Jonas Gonçalves Oliveira
Luís Miguel Afonso Fernandes - Pizzi
FOTOGRAFIAS DISPONÍVEIS PARA COMUNICAÇÃO SOCIAL NO PRESS CENTER