Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O camisola 27 do Benfica concretizou seis dos 11 dribles tentados na partida com o Aves e, mais uma vez, esteve envolvido no lance do primeiro golo da equipa num jogo.
12 março 2018, 17h41
Rafa em ação pelo Benfica na Liga NOS
Prova disso é a atuação conseguida frente ao Desportivo das Aves no passado sábado. O conjunto liderado por José Mota jogou fechado no Estádio da Luz e o inconformismo de Rafa ajudou a descobrir espaços para a baliza de Adriano.
Rafa esteve próximo do golo na primeira parte e no arranque da etapa complementar, mas foi contrariado pelos opositores. O atrevimento protagonizado pelo camisola 27 no lado direito do ataque valeu-lhe ser o jogador do Benfica com mais dribles conseguidos no jogo (6 em 11 tentativas), segundo o portal sofascore.com. Arriscou com arrancadas de tirar o fôlego a qualquer defesa.
A capacidade de ir para cima do adversário ou de ganhar a linha de fundo para cruzar permite a Rafa estar muito em jogo. Não é, portanto, de estranhar que esteja envolvido nos golos da equipa. Frente aos avenses foi dele o passe a servir o remate de Fejsa no lance que originaria o 1-0. A partir daqui desenrolou-se o lance do golo de Jonas. Adriano sacudiu, Cervi assistiu e o 10 do Benfica carimbou mais um.
A boa exibição na última jornada valeu-lhe ser considerado o Man of the Match pelos adeptos e elogios por parte de Rui Vitória: “O Rafa está a ter um processo normal de quem está a jogar com regularidade. Foi nomeado Man of the Match. É mérito do jogador e de uma equipa que o está a acoplar desta maneira. Processo normal de um jogador que está em busca da sua afirmação.”
Tudo começou com o Portimonense… Segundo jogo a titular na Liga NOS depois do embate com o Rio Ave em Vila do Conde, e Rafa mostrou logo ao que ia. O Benfica entrou a todo o gás em Portimão, com um tento aos 6’, por Cervi. Antes do esférico chegar ao argentino, Rafa interveio no lance com uma tentativa de drible à entrada da área. Endiabrado pelo corredor direito, o 27 consumou três dribles em quatro tentativas, superado apenas por André Almeida.
Seguiu-se o Boavista no regresso à Luz. Rafa conseguiu um drible em quatro tentativas e foi importante na hora de ajudar a defender, com duas interceções de bola e um desarme.
Na ronda seguinte, em Paços de Ferreira, uma exibição de encher o olho e estreia a marcar em 2017/18. Uma vez mais esteve envolvido no lance do primeiro golo das águias (que daria o empate na altura), com uma arrancada vertiginosa pelo flanco direito. Cruzou para Raúl, cujo remate saiu enrolado, sobrando a bola para o remate certeiro de Jonas. Uma vez mais, Rafa foi quem mais arriscou no drible entre as águias. Completou três em quatro e ainda foi a tempo de fazer o gosto ao pé, nos descontos, com um remate cruzado.
Antes do confronto com o Aves, houve Marítimo. Goleada na Luz (5-0) e Rafa a intervir no jogo a preceito. Esteve no lance do tento inaugural da autoria de Jonas ao fazer o passe para André Almeida assistir o brasileiro. Teve, ainda, 100% de eficácia nos dribles (um em um) e venceu sete dos oito duelos em que participou. Ao longo dos 73’ em que jogou, pôs em sentido a defesa insular com uma série de arrancadas que deram outra velocidade ao jogo do Benfica.
Num momento em que a época entra numa fase decisiva, Rafa tem respondido afirmativamente com boas exibições, completadas com participações em golos e dribles que ajudam a desequilibrar o adversário.
O próximo jogo do Benfica é em casa do Feirense, clube onde Rafa fez a estreia como sénior. Antes do SC Braga, que o catapultou para a ribalta, o 27 das águias deu-se a conhecer em Santa Maria da Feira. Depois da formação no Alverca, o atual jogador do Benfica chega ao Feirense ainda júnior. É nesse escalão que joga na época 2011/12, mas na seguinte estreou-se como sénior. Rapidamente se tornou um dos imprescindíveis no Estádio Marcolino de Castro e terminou a temporada – jogou na II Liga – com 47 jogos em todas as competições e 11 golos.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024