História

22 fevereiro 2018, 15h51

Enzo Pérez

Enzo Pérez

22 de fevereiro de 1986. Em Mendoza, na Argentina, nascia Enzo Nicolás Pérez. Feito futebolista, o profissional, que nesta data comemora 32 anos de vida, passou a responder em campo de forma mais abreviada.

Depois de servir o Estudiantes e o Godoy Cruz, Enzo Pérez (ou simplesmente Enzo) entrou na Europa pelo Benfica e, entre outros troféus, celebrou a conquista dos primeiros dois Campeonatos do Tetra.

Em junho de 2011, oriundo do Estudiantes, o médio foi oficialmente apresentado como reforço dos encarnados. Na altura, Enzo ainda jogava mais pela direita.

O argentino jogou 117 vezes (80V, 23E, 14D) com o emblema das águias, marcou dez golos e, no que diz respeito a sucessos, festejou duas Ligas Portuguesas, duas Taças da Liga uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, tendo ainda disputado duas finais da Liga Europa.

Na época em que chegou ao Benfica, Enzo Pérez sofreu uma lesão que lhe complicou a adaptação e, no mercado de inverno, em janeiro de 2012 voltou ao Estudiantes, por empréstimo dos encarnados. Na época de 2012/13 regressou em definitivo ao Benfica, assumindo-se como um elemento chave no meio-campo da equipa, atuando numa posição central.

Enzo Pérez

Estreou-se com o emblema do Benfica a 27 de julho de 2011, no Estádio da Luz, num jogo da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao Trabzonspor, onde o Benfica levou a melhor (2-0), com golos apontados por Nolito, aos 71’, e Nico Gaitán, aos 88’.

Cinco jogos depois, frente ao V. Setúbal, na 2.ª jornada do Campeonato, Enzo Pérez marca o seu primeiro golo ao serviço do Benfica (26 de agosto de 2012). Aos 43’, Salvio entrou na área com a bola controlada, rematou para a defesa de Caleb, mas o esférico sobrou para os pés de Enzo Pérez, que marcou o primeiro golo na Liga. O Benfica venceu por 5-0 (os restantes golos ficaram a cargo de Rodrigo, 14’ e 80’, Salvio, 30’ e Nolito, 67’).

A 6 de dezembro de 2014, o internacional argentino marcou o décimo e último golo pelo Clube da Luz, num jogo frente ao Belenenses. Aos 79’, 46 611 espectadores viram, no Estádio da Luz, Enzo Pérez assinar o último golo da partida, através de grande penalidade, fechando assim o marcador na vitória do Benfica por 3-0, na 12.ª jornada do Campeonato. Foram também os últimos passos de tango que o camisola 35 decidou à plateia nos festejos.

Prestes a ser transferido para o Valência, Enzo Pérez fez a sua última exibição no relvado da Luz a 18 de dezembro de 2014, nos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao Braga. O único golo do Benfica foi apontado por Jonas, aos 33’.

Atualmente, Enzo Pérez joga no River Plate, na Argentina.

Texto: Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas