Futebol

23 janeiro 2018, 12h26

Renato Sanches

Renato Sanches

O Benfica é o clube que mais dinheiro consegue gerar com a transação de jovens na Europa, ultrapassando os 400 milhões de euros. Assim diz o estudo desenvolvido pelo jornal britânico Financial Times.

A reportagem, inicialmente focada no Borússia Dortmund, não incluía clubes portugueses e holandeses, situação revertida pouco depois pelo autor do estudo, John Burn-Murdoch, de forma a responder a pedidos feitos na rede social Twitter.

O balanço financeiro relativamente a jogadores jovens formados ou contratados iniciou-se na temporada 2008/09, logo, no caso do Benfica, aparecem em destaque os valores gerados pelas vendas de Fábio Coentrão, David Luiz, Ángel di María e, mais recentemente, Renato Sanches.

A capacidade de gerar talento e desenvolvê-lo não é de agora. O Caixa Futebol Campus tem mostrado ser um viveiro de onde já saíram outros nomes que jogam nos principais clubes europeus e que representaram receitas para o Clube, tais como: Bernardo Silva (Mónaco/Manchester City), André Gomes e Nélson Semedo (Barcelona), João Cancelo (Valência), Ivan Cavaleiro (Mónaco), Lindelöf (Manchester United), Gonçalo Guedes (PSG), Ederson (Manchester City) e Hélder Costa (Wolverhampton).

Neste estudo, o Benfica lidera deixando para trás emblemas de renome europeu como Lyon, Ajax, Borússia Dortmund, Mónaco, Chelsea, Real Madrid ou Barcelona.

Texto: Marco Rebelo

Texto: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas