Artigo adicionado ao teu carrinho

Melanie Santos

Jogos Olímpicos 2020

Modalidade Idade Nacionalidade

Triatlo

27

Portuguesa

Começou por praticar natação, mas por influência de uma amiga experimentou o triatlo, aos 15 anos. Participou numa captação de talentos em Rio Maior e destacou-se, recebendo propostas de dois clubes. Acabou por optar pelo Alhandra SC. Extremamente talentosa, afirmou-se rapidamente, conquistando a Taça da Europa em juniores, na Quarteira, a 1 de abril de 2012. O seu potencial foi sendo desenvolvido e, em 2015, apresentou-se como uma das melhores triatletas do mundo, ficando em 3.º lugar no Campeonato da Europa de sub-23 e no Campeonato do Mundo de sub-23.

As suas boas prestações despertaram o interesse dos dirigentes “encarnados”, sendo contratada a 23 de dezembro de 2016. No primeiro ano a competir de “águia ao peito”, Melanie venceu o Duatlo de Rio Maior em sub-23 e o Triatlo de Altura em sub-23, e contribuiu, ainda, para a conquista do Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas misto. A 20 de maio, no Campeonato Nacional Individual, a triatleta, considerada favorita, correspondeu às expectativas, e, com o tempo de 2h12m40s, venceu a competição com uma vantagem superior a cinco minutos em relação à 2.ª classificada. A 23 de julho, integrou a equipa de estafetas mistas que, com uma prestação brilhante, venceu a Taça dos Clubes Campeões Europeus, completando a prova em 1h23m48s. A 22 de setembro, conquistou a medalha de prata no Campeonato do Mundo em sub-23, em Roterdão.

Em 2018, a triatleta voltou a estar ao topo das competições internacionais, ao vencer a medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo. A 22 de setembro, nova conquista, ao sagrar-se se campeã nacional absoluta de triatlo na distância olímpica, uma semana depois de ter ficado em 6.º lugar no Campeonato do Mundo, na Austrália.

No ano seguinte, a triatleta somou mais um título ao seu palmarés, com a conquista do Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas Misto. Em outubro, contribuiu para que o Benfica se sagrasse vice-campeão europeu de clubes em estafetas mistos.

Em junho de 2021, foi confirmada a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao ocupar a 47.ª posição do ranking.