Artigo adicionado ao teu carrinho

João Silva

Jogos Olímpicos 2020

Modalidade Idade Nacionalidade

Triatlo

32

Portuguesa

Começou a praticar triatlo em 2005, ingressando no Clube Olímpico de Oeiras. Em 2007, após ter ficado em 5.º lugar no Campeonato do Mundo de Duatlo de juniores, em Gyor, Hungria, venceu o Campeonato da Europa de Duatlo de juniores, em Edimburgo, Escócia. Nesse ano, foi eleito pela Confederação do Desporto de Portugal como “Jovem Promessa”.

Em julho de 2008, o triatleta teve uma participação determinante para que o Clube Olímpico de Oeiras se sagrasse campeão nacional, ao vencer a prova em juniores. Em setembro, conquistou o Campeonato da Europa de triatlo em sub-23, em Pulpi, Espanha. A disputa pela medalha de ouro foi bastante renhida, sendo travada por dois portugueses, com João Silva a vencer com sete segundos de avanço em relação a Miguel Arraiolos.

Em abril de 2010, João Silva afirmou-se como um dos melhores triatletas do mundo, ao vencer a Taça do Mundo de Monterrey, México, completando a prova em 1h44m40s. Em agosto, em Vila Nova de Gaia, voltou a conquistar o Campeonato da Europa em sub-23, numa disputa acérrima com o campeão do mundo de sprint, o inglês Jonathan Brownlee. As suas boas prestações fizeram com que a Confederação do Desporto de Portugal o elegesse como o atleta masculino do ano. O triatleta assinou pelo Sporting em dezembro desse ano.

Em setembro de 2011, completou a etapa de Yokohama, Japão, do Campeonato do Mundo em 1h 49m21s, uma vantagem de 14 segundos em relação ao 2.º classificado, ganhando a medalha de ouro. Um mês depois, o triatleta revalidou o título europeu em sub-23.

Em 2012, o triatleta estreou-se nos Jogos Olímpicos, ficando em 9.º lugar. Em setembro, João Silva repetiu o feito do ano anterior, ao terminar a etapa de Yokohama do Campeonato do Mundo em 1h48m44s, conquistando a medalha de ouro.

Atleta de craveira internacional, com várias medalhas conquistadas e 9.º no ranking de elites, João Silva foi contratado pelo Benfica em janeiro de 2013. O triatleta iniciou a época da melhor forma, na primeira etapa do Campeonato do Mundo, em Auckland, Nova Zelândia. Com o tempo de 1h56m22s, venceu a medalha de bronze. Na etapa seguinte, em San Diego, Estados Unidos da América, o português terminou a prova em 1h47m52s, ganhando a medalha de bronze. As boas classificações em ambas as etapas fizeram com que João Silva ascendesse à liderança da classificação. Na terceira etapa, em Yokohama, Japão, o triatleta voltou a vencer a medalha de bronze. Em setembro, fez parte do conjunto “encarnado” que se sagrou campeão nacional.

Em março de 2014, o triatleta terminou a Taça do Mundo de New Plymouth, Nova Zelândia, na 3.ª posição, com o tempo de 52m56s, a apenas 26 segundos do 1.º lugar. Em junho do ano seguinte, João Silva ganhou a medalha de prata nos I Jogos Europeus, que se disputaram em Baku, Azerbaijão.

Em 2016, João Silva participou pela segunda vez nos Jogos Olímpicos, ficando em 35.º lugar. Após uma prestação olímpica que ficou abaixo das expectativas, o triatleta demonstrou pertencer ao núcleo dos melhores atletas do mundo, conseguindo vencer uma medalha de prata na Taça do Mundo de Miyaza, Japão, a 29 de outubro.

Em junho de 2017, o português venceu duas medalhas de bronze, a primeira no Campeonato da Europa, em Kitzbuhel, Áustria, e passado uma semana, no Campeonato da Europa de Sprint, em Dusseldorf, Alemanha.

Em fevereiro de 2019, João Silva ganhou a medalha de bronze na Taça do Mundo de Sprint, na Cidade do Cabo, África do Sul. Em setembro, o triatleta conquistou a medalha de ouro na Taça do Mundo, em Weihai, China, ao concluir a prova em 1h54m47s. Em outubro, João Silva fez parte do conjunto benfiquista que se sagrou vice-campeão europeu, em Alhandra.

Em junho de 2021, foi confirmada a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao ocupar a 27.ª posição do ranking mundial.