Artigo adicionado ao teu carrinho

João Pereira

Jogos Olímpicos 2020

Modalidade Idade Nacionalidade

Triatlo

33

Portuguesa

Começou a praticar triatlo no secundário, desafiado pelo seu professor de Educação Física. Demonstrou capacidade inata para a modalidade, ingressando no Alhandra SC. As suas boas prestações fizeram com que o Benfica assegurasse a sua contratação, em 2012.

De “águia ao peito”, o triatleta potenciou as suas qualidades de forma bastante célere, afirmando-se como um dos melhores atletas da modalidade a nível internacional. A 16 de março de 2013, João Pereira apresentou-se em grande forma na Taça Continental, concluiu a prova em 1h44m33s e assegurou a medalha de ouro. A 8 de setembro, fez parte do conjunto “encarnado” que conquistou o Campeonato Nacional.

A 31 de maio de 2014, o triatleta venceu a medalha de bronze, em Londres, alcançando pela primeira vez o pódio numa etapa do Campeonato do Mundo. O feito seria repetido na prova seguinte. A 29 de julho, em Chicago, João Pereira cortou a meta com um tempo de 1h47m29s, a escassos oito segundos do vencedor da etapa, ganhando desta forma a medalha de prata. A 2 de novembro, voltou a contribuir para a conquista do Campeonato Nacional. No final do ano, a Federação Internacional de Triatlo considerou-o como uma “estrela em ascensão”, elegendo-o como a maior revelação mundial.

Em 2015, na etapa de Estocolmo do Campeonato do Mundo, João Pereira ficou novamente bem perto do 1.º lugar, com 45 segundos de diferença, vencendo a medalha de prata. A vitória, que lhe tinha fugido por tão pouco, haveria de ser alcançada na etapa de Alanya do Campeonato do Mundo, com o triatleta a cortar a meta em 1h45m10s, ganhando a medalha de ouro.

Em 2016, na sua primeira participação olímpica, no Rio de Janeiro, realizou uma prestação fantástica, ficando a 51 segundos da medalha de bronze, ao terminar a prova em 1h45m42s, que lhe valeu a 5.ª posição.

A proximidade do pódio olímpico deu-lhe ainda mais motivação. E, em 2017, João Pereira esteve imparável! A 17 de junho, com o tempo de 1h45m31s, venceu o Campeonato da Europa, em Kitzbuhel, na Áustria. Uma semana depois, conquistou o Campeonato da Europa de Sprint. No mês seguinte, contribuiu para a vitória do Benfica na Taça dos Clubes Campeões Europeus em estafetas mistas.

A 10 de março de 2018, João Pereira ganhou o prémio de melhor Atleta do Ano, galardão atribuído pela União Europeia de Triatlo. A 23 de junho, na primeira prova do ano, o triatleta demonstrou estar em plena forma física, ao terminar com o tempo de 57m27s e dessa forma vencer a medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo. Nessa época, o triatleta ganhou, ainda, mais duas medalhas de bronze na etapa de Sarasota, nos Estados Unidos da América, e na etapa de Salinas, no Equador.

A 1 de junho de 2019, sagrou-se vice-campeão europeu nas provas de elites masculinas, que se realizou em Weert, nos Países Baixos, ficando a apenas 21 segundos do primeiro classificado. A 5 de outubro, contribuiu para que o Benfica se sagrasse vice-campeão europeu de clubes em estafetas mistas.

Em junho de 2021, foi confirmada a sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao ocupar a 29.ª posição do ranking mundial.