Os óleos alimentares usados (OAU), quando indevidamente descarregados para o esgoto, provocam problemas nos sistemas de tratamento de águas residuais. Além disso, apenas um litro de óleo doméstico deitado no ralo da cozinha pode contaminar de uma só vez 1 milhão de litros de água, o suficiente para a sobrevivência de uma pessoa, até aos 40 anos.
Para combater essa problemática, foi implementado um sistema de recolha de OAU produzidos pelos operadores de F&B de todo o Complexo do Estádio.
A implementação deste sistema interno que vincula os operadores de F&B a entregar o OAU devidamente acondicionado em barricas próprias ao Ecocentro do SLB, garante que a legislação aplicável é cumprida na íntegra, não havendo qualquer margem para descarte de OAU na rede de esgotos.
A Ambióleo o operador especializado que faz a recolha e reposição de barricas, entregando posteriormente os óleos à EcoX, uma start-up 100% portuguesa vencedora de um prémio de inovação pela tecnologia que utiliza para transformação de OAU em detergentes 100% biodegradáveis.
O segundo objetivo do projeto é a criação de uma cadeia de Economia Circular, que fica completa com a utilização destes detergentes e produtos de limpeza pelo SLB na lavandaria do Estádio e na limpeza de pavimentos.